ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Justiça dá 90 dias para Prefeitura equipar UPA do Coronel Antonino

Natalia Yahn | 02/03/2016 13:59

A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro Coronel Antonino deverá ser totalmente equipada no prazo de 90 dias. A decisão é da Justiça estadual, que concedeu liminar para pedido do MPMS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul), para que os materiais já adquiridos sejam disponibilizados, além de determinar a conclusão das licitações em andamento e iniciar as que ainda faltam.

O juiz da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, David de Oliveira Gomes Filho, concedeu tutela antecipada ao pedido feito em uma Ação Civil Pública, pela 32ª Promotoria de Justiça de Campo Grande e determinou que a UPA seja equipada em três meses.

O prazo de 90 dias para cumprimento da sentença, passa a ser contado a partir da intimação do secretário Municipal de Saúde, Ivandro Fonseca. Caso a ordem não seja cumprida o juiz afirmou que os reponsáveis poderão responder por improbidade administrativa. Por isso o juiz determinou que o secretário e o procurador do Município sejam notificados pessoalmente da decisão.

No documento o juiz criticou as informações concecidas pela Administração Municipal. “O Procurador Municipal perdeu a oportunidade de situar este Juízo sobre a realidade da UPA nos dias atuais, de esclarecer a quantas andam os procedimentos para a aquisição de materiais e de equipamentos, quais são as dificuldades que o Município pode estar enfrentando para obter este material e, até mesmo, de contrapor algum estudo que revele exagero ou desnecessidade daquilo que o Ministério Público diz ser importante para a saúde das pessoas que buscam socorro naquele local”.

O magistrado lembrou que duas perícias feitas pelo CRM-MS (Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul) e pelo Conselho Municipal de Saúde, além de informações do MPMS, confirmaram falta de equipamentos e estrutura para prestar socorro a casos emergenciais.

A Ação Civil Pública foi proposta pela promotora de Justiça da Saúde Pública, Filomena Aparecida Fluminhan, que levou em consideração o iminente risco à vida e à saúde por conta da falta de equipamentos, mobiliários e materiais que são fundamentais para o atendimento.

Com informações MPMS

Nos siga no Google Notícias