ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Justiça impede que Solurb faça manejo no lixão até realização de perícia

Nyelder Rodrigues | 29/02/2016 22:51

A Justiça estadual determinou que a Solurb, empresa responsável pela coleta e tratamento de lixo em Campo Grande, assim como os catadores, também está impedida de fazer manejos na área de transição do lixão da Capital. A decisão é válida até que seja feita uma perícia no solo e subsolo do local.

O local foi fechado nessa segunda-feira (29), atendendo a outra decisão judicial que proibiu a entrada de catadores. Ambas as decisões foram proferidas pelo juiz da 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, Marcelo Ivo de Oliveira. A multa diária em caso de descumprimento por parte da Solurb é de R$ 100 mil.

Conforme o processo, ação anterior pedia a realização de perícia na área, solicitação que chegou a ser concedida pela Justiça. Entretanto, ela foi revogada, já que a Solurb alegou ser impossível tal perícia ser feita enquanto os catadores continuassem na área - eles seguiam lá pois a UTR (Usina de Tratamento de Resíduos) não os comportavam.

Porém, com o fechamento do lixão para os catadores, o argumento usado pela Solurb para barrar a realização da perícia no espaço na transição de resíduos para o aterro se tornou inválido. A decisão interditando completamente atividades no lixão foi dada no dia 24 de fevereio e a Solurb já foi oficiada sobre a mesma.

Nos siga no Google Notícias