ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Justiça mantém demissão de médico suspeito de cobrar por cirurgia do SUS

Ricardo Campos Jr. e Aline dos Santos | 05/02/2016 16:21
Santa Casa demitiu médico suspeito de cobrar por cirurgia pelo SUS (Foto: Marcelo Calazans / arquivo)
Santa Casa demitiu médico suspeito de cobrar por cirurgia pelo SUS (Foto: Marcelo Calazans / arquivo)

A Justiça do Trabalho acatou recurso da Santa Casa e manteve a demissão do médico Jaime Yoshinori Oshiro, suspeito de cobrar por uma operação feita pelo SUS. A medida havia sido tomada pelo hospital após sindicância e contestada pelo profissional, que chegou a obter uma liminar para retornar ao cargo. A defesa garante que a denúncia é mentira e promete recorrer.

Segundo o diretor-presidente da unidade, Esacheu Nascimento, o caso veio à tona quando uma paciente do interior reclamou da demora no procedimento, dizendo que havia pagado por ele.

A situação foi levada até a diretoria da ABCG (Associação Beneficente de Campo Grande), que investigou o caso. A mulher foi ouvida e reafirmou que Oshiro exigiu R$ 1,5 mil para realizar a cirurgia, mesmo sendo pelo sistema público.

O médico, por sua vez, admitiu ter recebido a quantia, mas como doação, tendo inclusive a devolvido a uma acompanhante da paciente.

Conforme Nascimento, a sindicância recomendou a demissão do funcionário, que há 34 anos atuava na Santa Casa.

Segundo ele, houve o desligamento apenas no vínculo trabalhista, de forma que o profissional continua na lista de credenciados para usar o espaço da unidade para realizar procedimentos particulares. A diretoria clínica, segundo o diretor-presidente, está conduzindo uma segunda investigação que também pode excluir Oshiro desse cadastro.

Justiça - O médico acionou o TRT (Tribunal Regional do Trabalho) alegando que a sindicância foi realizada “a toque de caixa”, tendo sido concluída em seis dias, “o que por si só prova que o seu direito de defesa foi tolhido”.

Os advogados do profissional anexaram uma cópia do regimento interno que prevê direito a ampla defesa, estabelecendo inclusive prazos para o rito.

Em primeiro grau, o juiz do trabalho Julio Cesar Bebber inicialmente negou recurso, mas depois mudou a decisão quando foram apresentados novos documentos.

A Santa Casa recorreu. O hospital afirma que a sindicância que levou à demissão serve apenas para o vínculo trabalhista e o prazo desse procedimento é de até 15 dias.

O rito citado pela defesa corresponde à investigação que ainda está em andamento, cujo objetivo é excluir o profissional do corpo clínico.

Diante dos fatos, o desembargador do trabalho Ricardo Geraldo Monteiro Zandona decidiu anular a liminar e manter a demissão de Oshiro.

Outro lado – O advogado Milton Costa Faria, que representa o profissional, afirma que a paciente foi induzida por um dos colegas do cirurgião a dizer que a doação era, na verdade, um pagamento pela cirurgia. A defesa afirma que o profissional está sendo perseguido dentro da unidade, já que trabalhou no local por 34 anos sem cometer uma única irregularidade.

A informação do hospital de que o médico ainda pode usar o espaço para cirurgias particulares é mentira, segundo Faria. Ele afirma que não há uma segunda sindicância em andamento. “Existiu um cerceamento da defesa. A Santa Casa não deixou o Jaime se defender. Não tem defesa dele na sindicância”, diz o advogado.

“Já estou providenciando um recurso. Ele não recebeu por fora”, afirma Costa.

Nos siga no Google Notícias