ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Justiça mantém soltura de réus por falta de laudos do Instituto Médico Legal

Filipe Prado | 20/04/2015 16:43

O TJMS (Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul) continua a soltar réus, alegando a falta de laudos do IMOL (Instituto Médico e Odontológico Legal). Até o momento oito processos não possuem os documentos, sendo que quatro acusados foram soltos pela falta de provas.

De acordo com o titular da 2ª Vara do Tribunal do Júri, Aluizio Pereira dos Santos, não há como julgar o réu sem a “materialidade dos fatos”. O IMOL possui 10 dias para a elaboração do laudo, quando o acusado foi preso em flagrante, e 30 dias em outros casos.

O juiz contou que os exames, para a realização do laudo, devem ser feitos pelas vítimas ou pelos réus, porém muitos acabam não indo até o IMOL no tempo determinado. “O cidadão é preso, levado para o hospital, em casos de feridos, depois são soltos, mas não encaminhados para o IMOL”, revelou Santos.

Mas o IMOL, de acordo com a assessoria de comunicação, afirmou que a Polícia Civil deve encaminhar o preso até o instituto, porém não é isso o que vem acontecendo. Ainda assegurou que há outras maneiras de conseguir o laudo, utilizando o prontuário médico, emitido pelo hospital responsável pelo réu.

Porém o laudo indireto não é solicitado pelos juízes, apontou o IMOL. O instituto alegou que os prontuários demoram a serem emitidos, até seis meses, então acabam ultrapassando a data limite para a entrega dos laudos. “Eles tem que se resolver”, alertou o juiz.

Até o momento não houve aumento no número de presos soltos pela Justiça, mas pode aumentar, caso a situação dos laudos não sejam normalizadas, concluiu o juiz.

Nos siga no Google Notícias