ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Justiça marca audiência para tentar resolver problema da superlotação

Paulo Yafusso | 09/05/2016 14:31
Acordo entre Defensoria Pública e Governo do Estado pode resolver problema da superlotação do Presídio de Segurança Máxima da capital (Foto: Fernando Antunes)
Acordo entre Defensoria Pública e Governo do Estado pode resolver problema da superlotação do Presídio de Segurança Máxima da capital (Foto: Fernando Antunes)

O juiz David de Oliveira Gomes Filho, da 2ª Vara dos Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, marcou para às 14h do próximo dia 18 audiência de conciliação. É primeira medida na Ação Civil Pública impetrada na última sexta-feira (6) pela Defensoria Pública, para resolver o problema da superlotação no Presídio de Segurança Máxima de Campo Grande. A unidade foi construída para receber 642 detentos e está com 2.398.

O interesse pela realização da audiência de conciliação foi manifestada na própria ação pelo defensor público Fábio Rombi, coordenador do NAE (Núcleo de Ações Institucionais e Estratégicas). No despacho assinado no final da manhã desta segunda-feira (9), o juiz David de Oliveira Gomes Filho justifica a convocação da audiência para se tentar um acordo, diante do pedido de liminar.

Na petição, Fábio Rombi enfatiza que o interesse pela audiência de conciliação é “na esperança de que o Estado de Mato Grosso do Sul se conscientize de sua responsabilidade e aceite firmar compromisso judicial de ir reduzindo o excesso de presos custodiados no Estabelecimento
Penal de Segurança Máxima “Jair Ferreira de Carvalho” enquanto se compromete a prever para a próxima Lei Orçamentária os recursos necessários para a construção de novas Unidades para absorver o excesso hoje existente na penitenciária em questão”.

O pedido de liminar é para que o Estado, enquanto não viabiliza um novo presídio de segurança máxima, adote um procedimento para reduzir gradativamente a superlotação. Essa medida seria receber um preso a cada dois que deixassem o Presídio de Segurança Máxima, seja pelo cumprimento ou progressão da pena.

Nos siga no Google Notícias