ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Justiça nega liminar para fechar aterro sanitário da Capital

Aline dos Santos | 19/10/2013 13:36
Aterro foi inaugurado em novembro de 2012. (Foto: Simão Nogueira)
Aterro foi inaugurado em novembro de 2012. (Foto: Simão Nogueira)

Após seis meses do pedido do MPE (Ministério Público Estadual), a Justiça negou liminar para o imediato fechamento do aterro sanitário, volta do depósito dos detritos somente no Lixão e que a empresa CG Solurb conclua a obra da UTR (Unidade de Triagem de Resíduos).

De acordo com o juiz da 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, Amaury da Silva Kuklinski, não se vislumbra dano irreparável. “Pois entendo que será pior sobrecarregar o aterro cujo funcionamento deveria estar encerrado (e só não o foi pela questão social em apreço)”. Fechado no ano passado, o Lixão, no bairro Dom Antônio Barbosa, na saída para Sidrolândia, foi reaberto para que os catadores de materiais recicláveis não ficassem sem fonte de renda.

Ao solicitar o fechamento do aterro, em ação ajuizada em abril deste ano, o MPE apontou que sem a usina de reciclagem, o tempo de vida útil do aterro, que era de cinco anos, será muito menor. Sem a liminar, o magistrado determinou prazo de 60 dias para manifestação da Prefeitura de Campo Grande e de 15 dias para os demais réus. A decisão é de 2 de outubro.

Além do MPE, a Polícia Federal instaurou inquérito para apurar denúncias de irregularidade na construção do novo aterro. Uma das denúncias foi a redução da espessura da manta de proteção do solo, que passou de 2mm (milímetros) para 1,5mm. Outra é que a licença ambiental foi expedida pelo próprio município.

A obra foi executada pela Anfer Construções e Comércio Ltda. O contrato foi firmado em 2006 e, inicialmente, previa recursos de R$ 3,2 milhões para implantação do aterro e recuperação do lixão. O aterro de Campo Grande começou a funcionar em novembro de 2012. No mês seguinte, o Lixão foi fechado após 28 anos em atividade.

A ação civil pública é contra o prefeito Alcides Bernal, o secretário municipal de Infraestrutura, Semy Alves Ferraz, e a atual presidente da Agência de Regulação, Ritva Garcia Vieira, os técnicos que liberaram a licença ambiental (Ivan Pedro Martins, Frederico Luiz de Freitas Júnior e Inaia Telles Nepomuceno), o ex-prefeito Nelson Trad Filho (PMDB), o ex-secretário municipal de Obras, João Antônio De Marco, e o ex-presidente da Agência de Regulação, Marcelo Bonfim do Amaral.

Cancelou – O mesmo magistrado decidiu cancelar a licitação bilionária feita pela Prefeitura de Campo Grande para a gestão dos resíduos sólidos. A CG Solurb receberia R$ 1,3 bilhão para realizar o serviço por 25 anos. Porém, deu prazo de dez meses para cumprimento da sentença.

Tempo que se considera suficiente para que a Administração Pública Municipal tome as medidas cabíveis, podendo aproveitar grande parte dos estudos feitos para a licitação anulada, mas sem restringir desta vez, seu caráter competitivo, e espera-se, adotando um perfil mais moderno para solução dos dejetos municipais, inclusive os de saúde”.

Nos siga no Google Notícias