ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Justiça nega pedido da Omep para contratar via convênio com a Prefeitura

Obrigada a desligar, entidade queria admitir 45 adolescentes aprendizes com recursos públicos

Mayara Bueno | 27/06/2016 12:46
Omep em Campo Grande. (Foto: Simão Nogueira)
Omep em Campo Grande. (Foto: Simão Nogueira)

A Justiça negou o pedido da Omep (Organização Mundial pela Educação Pré-Escolar) para contratar 45 jovens aprendizes. A entidade, assim como a Seleta, vive processo de demissão dos 4,3 mil contratados via convênios que mantêm com a Prefeitura, mas pediu à Justiça justamente a admissão de mais funcionários, os aprendizes, argumentando que precisa atender a uma regra trabalhista.

Na mesma decisão em que rejeita o pedido de contratar os substitutos fora da folha de pagamento, feito pela Prefeitura, o juiz David de Oliveira Gomes Filho diz que a instituição recebe uma porcentagem sobre os salários dos contratados, lhe rendendo uma quantia mensal. Por outro lado, acrescenta o magistrado, a própria entidade tem empregados pagos com o dinheiro público, reduzindo “consideravelmente” os custos nos serviços que presta. “É de se imaginar que ela possa arcar com os custos desta obrigação que a preocupa”. Se quiser, diz, a Omep pode admitir os adolescentes aprendizes, mas não com recursos públicos.

O juiz se refere ao argumento da entidade, afirmando que é obrigada, por uma regra trabalhista, a contratar adolescentes aprendizes em número proporcional aos profissionais. Acrescenta que, a necessidade só existe justamente porque a Prefeitura de Campo Grande aumentou a demanda de funcionários desde que os primeiros convênios foram firmados.

Na determinação, o magistrado afirma que não há como obter autorização judicial para que novas contratações sejam feitas “e justamente por isso proibiu novas contratações”. No fim de abril, a Justiça determinou a rescisão de 4,3 mil funcionários, com o consequente rompimento, de forma progressiva, dos convênios entre o Município com a Omep e Seleta.

Para reforçar a ordem de zerar a possibilidade de qualquer nova contratação, a Justiça diz que só não fpo determinada a demissão imediata de todos “em razão dos imensuráveis danos que causaria à população, já que serviços sensíveis à sociedade seria afetados”.

A entidade alegou que os 45 adolescentes já foram selecionados em maio e aguardam, desde então, a convocação para começar a trabalhar. As contratações preveem atividades nos Ceinfs, pagamento de um salário mínimo e qualificação profissional em pelo menos dois dias da semana.

Nos siga no Google Notícias