ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Capital

Justiça proíbe escola de reter documentos de estudantes inadimplentes

Marcio Rodrigues Breda | 16/12/2010 10:47

Decisão definitiva

O Ministério Público Estadual obteve no Tribunal de Justiça decisão a proibição ao Instituto Educacional Paulo Freire de reter documentação, certificados e diplomas de alunos inadimplentes dos cursos profissionalizantes.

Segundo o Promotor de Justiça Luiz Eduardo Lemos de Almeida, o Instituto Paulo Freire retinha os documentos dos alunos e só fazia a entrega dos diplomas e certificados após a quitação dos débitos. A prática, segundo o MPE, é considerada antipedagógica e expõe estudantes a situação constrangedora.

Antes da decisão judicial a Promotoria de Justiça tentou propor a assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta, que foi rejeitado pela escola.

Após a primeira decisão, em 2009, o Instituto entrou com recurso, argumentando que os cursos profissionalizantes não devem ser enquadrados na mesma lei de ensino de pré-escolar, fundamental, médio e superior. Defendeu ainda que as medidas adotadas são legais e não ameaçando ou constrangendo os alunos.

As medidas, segundo a escola, eram apenas um exercício regular de direito para as cobranças contratuais, previsto no Código Civil e não se enquadrando nas práticas vetadas pelo Código de Defesa do Consumido (CDC).

Após ter a apelação e recursos indeferidos, o processo obteve decisão definitiva no mês passado, favorável aos argumentos do MPE.

Nos siga no Google Notícias