ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Justiça suspende eleição para síndico do condomínio Eudes Costa

Alan Diógenes | 30/06/2014 21:50

A Justiça suspendeu a eleição para síndico do condomínio Parque Residencial Arquiteto Eudes Costa, na avenida Mato Grosso, em Campo Grande. A medida foi tomada por que duas decisões do Poder Judiciário informaram que o processo eleitoral não respeitou a convenção de condomínio, e alguns moradores entraram com uma ação para impedir a votação da nova diretoria do biênio 2014/2016 e a posse dos eleitos.

Conforme relatado, cinco condôminos votaram representando diversos outros por procuração, mas assinaram a lista de presença apenas uma vez. Contudo, o estatuto do condomínio não prevê esta hipótese.

Na primeira decisão, a antiga síndica Francisca Assis Santos, de 68 anos, teria ganhado por uma diferença de cinco votos, mas depois de quinze dias a chapa perdedora, através de seus membros, pleiteou a anulação da eleição. A chapa da síndica por sua vez, entrou com um agravo de instrumento para derrubar a liminar que anulou a eleição, afirmando que o processo tinha sido acompanhado por dois fiscais e advogados de ambas as chapas.

Os desembargadores da 1ª Câmara Cível do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), analisarem o agravo de instrumento impetrado pela chapa da antiga administração, mas mantiveram a decisão de anulação da eleição. Desta forma, o morador Alessando Shinohara, de 40 anos, da chapa adversária esteve no cargo até esta segunda-feira (30), quando o desembargador Divoncir Schreiner Maran decidiu cancelar de vez a eleição.

Para o magistrado, a eleição não foi válida por não haver previsão de votos por representação no estatuto do condomínio. “No caso em apreço, como ressaltado na decisão que negou o efeito suspensivo ativo ao agravo de instrumento, ambos os pressupostos restaram atendidos, pois, como afirmado pelos agravados e admitido pelo próprio agravante, a convenção do condomínio não admite que na eleição da diretoria haja votos por procuração e os termos da convenção, como enuncia o artigo 1.333 do Código Civil, são obrigatórios a todos os condôminos”, destacou.

Tentamos contato com o advogado do condomínio, Gentil Pereira Ramos, para saber como ficará a situação a partir de agora, e se uma nova eleição será realizada, mas os telefonemas não foram atendidos.

Nos siga no Google Notícias