ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Laboratório Central pode mudar de local para dobrar número de exames

Aline dos Santos | 10/06/2014 09:38
Olarte e Beatriz discutiram transferência de laboratório. (Foto: Marcos Ermínio)
Olarte e Beatriz discutiram transferência de laboratório. (Foto: Marcos Ermínio)

O Labcen (Laboratório Central Municipal) vai mudar de endereço e dobrar o número de exames. Segundo o prefeito Gilmar Olarte (PP), que foi ao local na manhã desta terça-feira, será realizada reunião hoje com o diretor do Hospital do Câncer Alfredo Abrão, Carlos Coimbra, para discutir a transferência do laboratório para a antigo prédio da Autopeças Rocket, comprado pelo hospital.

“Há possibilidade de locação ou troca de serviços. Os equipamentos são de ponta, a resolutividade existe. Precisa de um espaço físico maior. Pode aumentar em 100% a produtividade”, afirma Olarte.

Atualmente, o laboratório realiza 226 mil exames por mês. Com a mudança, poderão ser 452 mil. Segundo a coordenadora do Labcen, Beatriz Santini, o prédio tem 999 m² (metros quadrados), enquanto o ideal seria espaço físico de 2.500 m². A unidade tem 90 funcionários, sendo 34 bioquímicos.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Jamal Salém, para aumentar os exames devem ser contratados mais profissionais. O laboratório também deve assumir os exames de dosagem hormonal, realizados pelo Iped (Instituto de Pesquisa, Ensino e Diagnóstico). “O PSA, exame para verificar câncer de próstata, demora 30,40 dias. Se fosse feito aqui, ficava pronta em 24 horas”, afirma o secretário.

Conforme a coordenadora do Labcen, há exames de dosagem hormonal que podem ser feitos, por exemplo, no mesmo tempo para o resultado de um de glicose. “Se coleta de manhã, fica pronto às 15h”, afirma.

O laboratório realiza coleta de material para exames e também recebe amostras de 40 unidades de saúde da Capital. O Labcen tem expediente das 7h às 17h. Após, às 18h, funciona em regime de plantão.

Irregular – A estrutura do laboratório, localizado na avenida Calógeras, próximo à avenida Afonso Pena, está em desacordo com a Vigilância Sanitária. “Eles vêm, faz as orientações, mas sabem que não tem outro lugar para os exames”, diz Beatriz Santini.

Labcen funciona na avenida Calógeras. (Foto: Marcos Ermínio)
Labcen funciona na avenida Calógeras. (Foto: Marcos Ermínio)
Nos siga no Google Notícias