ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Meu filho morreu por negligência médica, diz pai de rapaz picado por cobra

Viviane Oliveira | 24/01/2012 21:28

O laudo do IMOL comprova que Márcio picado por uma cobra cascavel no dia 5 de novembro, recebeu tarde demais o soro antiofídico

Agora com o laudo em mãos o pai tem certeza que houve negligência médica. (Foto: Marlon Ganassin)
Agora com o laudo em mãos o pai tem certeza que houve negligência médica. (Foto: Marlon Ganassin)

“Meu filho morreu por negligência médica”. O desabafo é de Milton Paulo de Souza, 49 anos, que viu o filho morrer, em novembro, e hoje tem em mãos a confirmação da desconfiança da família. O laudo do IMOL (Instituto de Medicina e Odontologia Legal) comprova que Márcio Paulo de Souza, de 27 anos, picado por uma cobra cascavel no dia 5, recebeu tarde demais o soro antiofídico.

Márcio morreu no Hospital Regional, um dia após ser picado por uma cascavel por volta das 17 horas do dia 5 de novembro, quando tomava banho na cachoeira da Antena no bairro Vila Nasser, em Campo Grande.

O rapaz recebeu o soro 11 horas após ter sido levado pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Vila Almeida. No laudo do Instituto consta que ele deu entrada no posto de saúde às 19h30 do dia 5 e às 23h50 foi encaminhado para o Hospital Regional. Somente no outro dia (6), às 11h30, recebeu o soro antiofídico.

Uma hora depois foi atestada a morte de Márcio. “Desde o primeiro momento o meu filho falava que ele tinha sido picado por uma cobra cascavel, mas ninguém acreditava pelo fato dele ser usuário de drogas”, lamenta o pai. Para ele, foi descaso dos profissionais de saúde.

O documento do IMOL confirma que o paciente confessou ter usado pasta base de cocaína quando estava na cachoeira em que foi picado pela cobra. “Mesmo que ele fosse usuário de drogas, bêbado ou o que for, é um ser humano e precisava de atenção por parte dos médicos”, disse a mãe Maria de Lurdes de Souza, de 46 anos.

Por conta da declaração do rapaz e da ausência de marcas de picada de cobra, os médicos acharam que ele estava com alucinações. “Márcio sentia muita dor e falava o tempo todo que havia sido picado no tornozelo”, destaca a mãe.

O coordenador do Civitox (Centro de Vigilância Toxicológica), Sandro Benites, explica que Márcio foi picado por uma cascavel extremamente venenosa. De acordo com ele, a identificação do quadro é mais difícil, já que a picada é praticamente impossível de ser encontrada no corpo da vítima.

Mãe chora ao relembrar sofrimento do filho e afirma que ninguém sabe a dor que eles estão sentindo. (Foto: Marlon Ganassin)
Mãe chora ao relembrar sofrimento do filho e afirma que ninguém sabe a dor que eles estão sentindo. (Foto: Marlon Ganassin)

“Eles queriam achar a picada da cobra no meu filho, como não encontraram acharam que ele estava mentindo”, afirma Maria de Lurdes.

Além disso, o ataque desta serpente deixa a vítima com sinais de estado de embriaguez. “Queda das pálpebras, visão turva, dor muscular e dificuldade respiratória são alguns dos sintomas”, disse o coordenador do Civitox.

Segundo Sandro, de dez ataques de serpente, nove são de jararaca e são raros os de cascavel, a segunda cobra mais venenosa, atrás apenas da espécie coral verdadeira. Vítimas de picadas de jararaca apresentam sinais opostos ao da cascavel, como edemas, sangramento e dor no local do ataque.

Em qualquer um dos casos, a medicação com o soro em menor tempo possível é determinante para que a vítima sobreviva. Márcio Paulo, informa o laudo, teve duas paradas cardiorrespiratória e os médicos tentaram reanimá-lo durante 40 minutos.

De acordo com a assessoria de imprensa do Hospital Regional, após sair o laudo do IMOL foi aberta uma sindicância para apurar se houve negligência médica. A diretoria do hospital informou que só vai se manifestar após a conclusão da analise que pode durar de 30 a 60 dias.

Nos siga no Google Notícias