ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Lei que garante diminuição do roubo de carros em discussão nesta 3ª na Capital

João Humberto | 20/06/2016 19:45

Milhares de acidentes acontecem pelo uso de peças inadequadas em veículos que foram avariados e restaurados. A lei federal 12.977/2014, popularmente conhecida como Lei do Desmonte, regulariza a venda de peças usadas e prevê o cadastramento das oficinas de desmanche para comercialização de componentes. Nesta terça-feira (20), a partir das 15h, será debatida às 15h, no Bahamas Apart Hotel.

Em Mato Grosso do Sul, a cada hora, um automóvel é roubado ou furtado. No passado, foram registrados 2.700 crimes dessa natureza no Estado. A Fenacor (Federação Nacional dos Corretores de Seguros) luta para reverter este quadro por meio da Lei do Desmonte, que pode reduzir em até 50% as estatísticas de roubos e furtos de veículos.

Com a Lei do Desmonte, a venda de peças usadas é regulamentada e controlada, incluindo selo de garantia do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Além disso, apenas oficinas legalizadas e cadastradas pelos Detrans (Departamentos Estaduais de Trânsito) poderão comercializá-las.

Mesmo a lei estando em vigor há dois anos, em Mato Grosso do Sul assim como em outros estados brasileiros não há mecanismo sua implementação. Por isso é que existe um crescimento excessivo dos índices de roubos de automóveis.

Essa realidade levou a Fenacor a realizar o seminário “Lei do Desmonte, Acidentologia e Vitimação no Trânsito", em Campo Grande. O evento vai reunir autoridades de trânsito locais, representantes da segurança pública e dos corretores de seguros de todo o Estado, além da sociedade civil organizada.

Conforme a Fenacor, o melhor exemplo da eficácia da lei acontece em São Paulo, onde o número de furtos de veículos caiu 11% e os roubos, 26%, no balanço de 2015. A legislação ainda garante benefícios ambientais no aproveitamento de peças usadas e dá destino controlado para o que não pode ser reciclado, como pneus e resíduos dos fluídos dos veículos.

Economicamente, a Lei do Desmonte garante legalização das oficinas de desmontagem nas secretarias de Fazenda. Ao tornarem-se legais, os desmontes terão que contratar funcionários com direitos trabalhistas garantidos.

Em Mato Grosso do Sul é preciso atenção redobrada para a Lei do Desmonte, já que o Estado se localiza em região de fronteira.

O Bahamas Apart Hotel fica na rua José Antônio, 1.117, no Centro.

Nos siga no Google Notícias