ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Lei que isenta imóveis alagados de IPTU vai a julgamento dia 11

Fernanda Mathias | 04/05/2016 12:31
Proposta é isentar de IPTU imóveis em situação regular que sofrem alagamentos (Foto: Alan Nantes)
Proposta é isentar de IPTU imóveis em situação regular que sofrem alagamentos (Foto: Alan Nantes)

No dia 11 de maio, quarta-feira próxima, às 14 horas, a Corte Especial do Tribunal de Justiça vai julgar a constitucionalidade da lei municipal que isenta de IPTU e taxas incidentes os imóveis atingidos por enchentes e alagamentos em Campo Grande. A lei é válida para imóveis que estão em situação regular.

A Lei, de autoria do vereador Eduardo Romero (Rede) em parceria com a Comissão de Meio Ambiente da OAB-MS (Comam), foi promulgada pela Câmara dos Vereadores e publicada em Diário Oficial do Município em 30 de setembro de 2015, mas contestada por Ação Direta de Inconstitucionalidade movida pela Prefeitura, que alega usurpação de prerrogativa do Executivo, que é decidir sobre impostos. No recurso que será julgado, o argumento é de há competência concorrente, pois é assunto de interesse local, conforme o Artigo 30, inciso I da Constituição Federal/88.

O vereador ressalta que o cálculo do IPTU leva em conta além do valor venal, as benfeitorias promovidas pelo poder público e entre a população atingida é recorrente a reclamação de que faltam planos de contenção de enchentes

Uma primeira sessão de julgamento estava pautada para o dia 13 de abril, mas o desembargador Dorival Renato Pavan acatou pedido da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MS) e da Associação de Moradores do Bairro Porto Galo, que é um dos mais atingidos com alagamentos na Capital, para que constassem no processo como parte interessada. As duas instituições foram consideradas parte interessada e agora fazem parte do processo.

Nos siga no Google Notícias