ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Lei que vai implantar ações contra o suicídio nas escolas é promulgada

Alan Diógenes | 30/09/2015 21:11
A lei foi promulgada pelo presidente em exercício da Câmara, vereador Flávio César. (Foto: Fernando Antunes)
A lei foi promulgada pelo presidente em exercício da Câmara, vereador Flávio César. (Foto: Fernando Antunes)

O presidente em exercício da Câmara Municipal, vereador Flávio Cesár (PT do B), promulgou a lei que irá implantar medidas de prevenção ao suicídio na rede municipal de educação de Campo Grande. O ex-prefeito Gilmar Olarte (PP) tinha vetado o projeto de lei de autoria do vereador Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB).

As medidas preventivas têm como intuito alertar e promover o debate nas escolas e na comunidade sobre o suicídio, suas causas, auxiliando assim educadores, pais, familiares e outras pessoas a reconhecerem o fato. Pretende contribuir para a redução dos casos de suicídio entre crianças, pré-adolescentes e adolescentes da Capital.

A lei também quer estabelecer uma diretriz para ações integradas envolvendo a população, órgãos públicos e instituições privadas, visando ampliar o debate sobre o problema sob o ponto de vista social e educacional, estimulando o desenvolvimento de ações, programas e projetos na área da educação e prevenção.

As atividades dentro das salas de aulas serão divididas em palestras, dinâmicas de grupo, incentivo à leitura de obras literárias, oficinas e filmes educativos. Também será instalada estabelecimento de rede de apoio integrando professores, gestores escolares, pais, familiares e profissionais que possam contribuir com seu conhecimento, como psicólogos e assistentes sociais, entre outros.

A promulgação da lei foi publicada no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) desta quarta-feira (30).

Dados – De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), um milhão de pessoas tiram a própria vida por ano, em todo o mundo. Em 2006, o Governo Federal formou um grupo de estudos para traçar as diretrizes de um plano nacional de prevenção do suicídio, prometido para este ano.

Em Campo Grande existe um manual destinado a profissionais da saúde. O nome do documento é “Prevenção do Suicídio” – manual dirigido a profissionais das equipes de saúde mental.

Nos siga no Google Notícias