ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Capital

“Levanta Defunto” é sucesso de vendas no Arraial de Santo Antônio

Paulo Fernandes e Paula Maciulevicius | 10/06/2011 23:25
Com apelido sugestivo, caldo de feijão vira sucesso em festa religiosa (Foto: Pedro Peralta)
Com apelido sugestivo, caldo de feijão vira sucesso em festa religiosa (Foto: Pedro Peralta)

Tendo como uma de suas principais atrações culinárias um caldo de nome sugestivo, teve início nesta sexta-feira a 9ª edição do Arraial de Santo Antônio, na Praça do Papa, em Campo Grande.

Enquanto muitos fazem simpatia em busca de um casamento, outros vão atrás de um caldo de feijão, supostamente estimulante, apelidado de “Levanta Defunto”.

O caldo é a atração principal da barraca da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida e também de todo o Arraial, com duração de quatro dias. A festa tem entrada franca.

Logo, todo o caldo que estava à venda já havia sido vendido. Foi preciso fazer mais.

O comerciante Alécio Pereira Carvalho, de 50 anos, não perdeu tempo e foi logo experimentar. “Vamos ver se levanta mesmo”, brincou.

A atendente Ana Paula da Luz, de 23 anos, também resolveu enfrentar a fila para experimentar o caldo. “Ainda não tomei, mas estou aqui para experimentar”, disse.

O segredo, revela a atendente Ângela Maria de Almeida, “é o tempero da Vó Ermínia”. E quando perguntam se o caldo, realmente, levanta o defunto, ela responde sem pestanejar: “Vixe, e como! Levantou tanto que acabou”.

Mas o Levanta Defunto está longe de ser a única atração culinária do Arraial, mesmo entre os caldos.

A professora Josiane de Souza, de 31 anos, resolveu experimentar com o namorado o Caldo da Paixão, em homenagem ao Dia dos Namorados, que está chegando.

Festa também reuniu centenas de fiéis do santo (Foto: Pedro Peralta)
Festa também reuniu centenas de fiéis do santo (Foto: Pedro Peralta)

Santo Casamenteiro - Mas como a cerimônia é Católica, a abertura do Arraial do Santo Antônio teve início com uma missa na Paróquia Comunidade São Jesus, seguida pela procissão do santo até a Praça do Papa.

Já na praça, shows musicais também fazem parte da animação. Nesta primeira noite, as apresentações foram de Artur Felipe, Gilson e Júnior e Almir Sater.

Devota de Santo Antônio, a dona de casa Nadir Gimene Luna, de 59 anos, foi com esposo, filhos e netos para a festa. Ela lembra que havia pedido o marido para o santo. “É só ter fé que acontece”, garante.

O marido dela, o funcionário público João Neudo Pires Luna, de 63 anos, conta que eles participam da missa todos os anos.

Tem também quem procura casamentos para os outros. Esse é o caso da técnica administrativa Elza Ranger, de 48 anos, que estava com mais de 10 fitinhas, para parentes que, segundo ela, “precisam casar”.

“Todo mundo precisa casar, tem gente que está encaminhada, mas tem que casar. E é para casar com homem que preste”, diz.

Nos siga no Google Notícias