ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Liberdade de casal Olarte depende de juiz ‘sigiloso’ ou de ex-presidente do STF

Ação contra casal agora tramita na 1ª instância, mas em segredo de Justiça

Anahi Zurutuza | 20/09/2016 19:46
Andreia e Olarte quando foram presos no dia 15 de agosto (Foto: Fernando Antunes/Arquivo)
Andreia e Olarte quando foram presos no dia 15 de agosto (Foto: Fernando Antunes/Arquivo)

Presos há 35 dias, Gilmar e Andreia Olarte dependem de decisão do juiz da 1ª instância que assumiu a ação contra o casal, derivada da Operação Pecúnia, ou do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Ricardo Lewandowski.

O processo, que tramita na Justiça estadual, caiu de instância na sexta-feira passada (16), oito dias depois que Olarte renunciou aos cargos de prefeito e vice-prefeito de Campo Grande e perdeu o foro privilegiado. A ação, que antes estava nas mãos do desembargador Luiz Claudio Bonassini, agora corre em sigilo, conforme o advogado do casal, Jail Benites de Azambuja.

O segredo de justiça foi pedido, segundo a defesa, porque nos autos foram anexados detalhes da movimentação bancária de Gilmar e Andreia. “Eles têm o direito de ter estes dados preservados, afinal ainda são investigados, não foram condenados”, explicou o defensor.

Por conta disso, até o nome do juiz responsável agora por julgar um dos pedidos de liberdade feitos pela defesa do casal, por enquanto, é um “mistério”.

Ministro que julgará liberdade de Olarte (Foto: José Cruz/ Agência Brasil)
Ministro que julgará liberdade de Olarte (Foto: José Cruz/ Agência Brasil)

Pecúnia - Andreia, o marido, o empresário Evandro Farinelli e o corretor de imóveis Ivamil Rodrigues de Almeida foram presos no dia 15 de agosto. A investigação começou após dados obtidos com a quebra de sigilo bancário da ex-primeira-dama, assim como de sua empresa (Casa da Esteticista), apontarem que ela teria adquirido vários imóveis na Capital, na época em que o marido era prefeito – de março de 2014 a agosto de 2015. A Operação Pecúnia apurou os crimes de lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e associação criminosa.

O casal comprou ao menos dez imóveis em um ano e começou a construção de casa orçada em R$ 1,3 milhão no residencial Damha 2, em Campo Grande, aponta o Gaeco.

Para que o ex-prefeito, a ex-primeira-dama e as outras três pessoas virem réus, a Justiça ainda precisa aceitar a denúncia.

Nos siga no Google Notícias