ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Licitação do transporte coletivo deve ter edital lançado dentro de 60 dias

Marta Ferreira e Fabiana Arruda | 15/09/2011 09:29

Conclusão do processo é previsto para 6 meses, quando contrato com Assetur deve ser rompido

Prazo para edital ser lançado foi informado hoje pelo diretor-presidente da Agetran. (Foto: João Garrigó)
Prazo para edital ser lançado foi informado hoje pelo diretor-presidente da Agetran. (Foto: João Garrigó)

O edital da licitação para definir a empresa ou empresas que vão ficar responsáveis, dentro de seis meses, pelo transporte coletivo em Campo Grande, deve ser lançado em 60 dias. Foi o que informou esta manhã o diretor-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Rudel Trindade Júnior.

A abertura de uma licitação para o setor, há décadas sob responsabilidade das empresas ligadas à Assetur (Associação das Empresas (Associação das Empresas de Transporte Coletivo), foi anunciada ontem, após Prefeitura e a Associação definirem um acordo que prevê a rescisão do atual contrato, que só terminaria em 2014.

Foi firmado um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), prevendo que, quando a licitação ficar pronta, o contrato com as cinco empresas que formam a Assetur vai deixar de valer e elas abrem mão de pedir indenização, e até, lá, também não vão pedir aumento.

Pelo acordo, a associação também abriu mão de qualquer ação judicial pedindo, por exemplo, ressarcimento pelos investimentos já feitos.

As empresas que prestam serviço hoje em Campo Grande,São Francisco, Cidade Morena, Serrana, Jaguar e Viação Campo Grande), vão poder participar da licitação.

Segundo informado ontem, a definição do edital da licitação para o serviço vai ter discussão pública e a população deve participar.

InvestimentosPor trás do impasse sobre o contrato de exploração do transporte coletivo, que veio a público após a Assetur pedir reajuste na tarifa, a prefeitura negar, e exigir investimentos de R $ 40 milhões, está o projeto do Município de receber R$ 280 milhões do PAC da Mobilidade.

Campo Grande está entre as nove cidades selecionadas para receber recursos do programa, mas ainda não houve a escolha final.

O presidente da Agetran afirmou ontem que decisão de romper o contrato e abrir nova licitação vai ter impacto positivo na definição do Ministério das Cidades. Uma cópia do TAC será enviada ao órgão, informaram as autoridades.

O Ministério Público Estadual, que abriu inquérito a respeito, também será informado, segundo afirmou o procurador-jurídico do Município, Enersto Borges.

Nos siga no Google Notícias