ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Lienca teme que desfiles sejam barrados pelo MPE na Via Morena

João Humberto e Danúbia Burema | 28/01/2011 21:59
Eduardo de Souza Neto, presidente da Lienca, diz que pretende verificar maneiras legais de impedir qualquer entrave da Justiça barrando o carnaval na avenida. (Foto: Simão Nogueira).
Eduardo de Souza Neto, presidente da Lienca, diz que pretende verificar maneiras legais de impedir qualquer entrave da Justiça barrando o carnaval na avenida. (Foto: Simão Nogueira).

O presidente da Lienca (Liga das Entidades Carnavalescas de Campo Grande), Eduardo de Souza Neto, está com receio de que a Justiça tome alguma medida para conter a realização do Carnaval deste ano na Via Morena. A preocupação é decorrente de uma decisão do TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), que aceitou recurso do MPE (Ministério Público Estadual) e suspendeu, sob pena de multa de R$ 100 mil, a realização de shows, eventos e rodeios no Parque de Exposições Laucídio Coelho.

Conforme Eduardo, na segunda-feira (31) ele se reunirá com representantes das dez escolas de samba da Capital, que desfilarão nos dias 5 e 6 de março na Via Morena, bem como com a assessoria jurídica da Fundac (Fundação Municipal de Cultura) para verificar maneiras legais de impedir qualquer entrave da Justiça barrando o carnaval na avenida.

“Eu tenho receio de que em cima da hora o Ministério Público Estadual barre o desfile na Via Morena, principalmente por conta de todo o problema que tenho acompanhado, referente à proibição de shows no Laucídio Coelho”, alega Eduardo.

A decisão da Justiça em relação ao parque também tem gerado dúvidas à Lienca, pois a entidade tinha uma parceria com a Acrissul (Associação de Criadores de Mato Grosso do Sul) para que as escolas pudessem montar seus carros alegóricos dentro do Laucídio Coelho. “Agora não sabemos se vai ser mantido esse acordo ou não”, esclarece o presidente da Liga da Escolas de Samba.

Eduardo também reitera que os desfiles na Via Morena acontecem deste 2007. Antes eles eram realizados na rua 14 de Junho, mas devido às reclamações de moradores da região central, tiveram de ser transferidos de local.

A respeito do carnaval deste ano, Eduardo afirma que é meta da Lienca ampliar as estruturas, como colocação de arquibancadas. “Se os desfiles não puderem ser feitos na Via Morena, não sei em que local eles acontecerão. Não existe local aqui em Campo Grande”, adverte.

Diferente dos eventos da Acrissul, onde ingressos são cobrados, a festa de carnaval na Via Morena é gratuita, lembra Eduardo. Para que o barulho seja contido, o presidente da Liga diz que os desfiles terminarão cedo e que o som da bateria é bastante inferior ao som do parte, calculado em decibéis.

Nesta sexta-feira acontece o lançamento do carnaval 2001, na Praça do Rádio Clube. As escolas apresentam seus sambas enredos, haverá escolha do Rei Momo e da Rainha e ainda uma apresentação da bateria da escola de samba carioca União da Ilha do Governador.

Nos siga no Google Notícias