ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Ligação irregular na rede de esgoto causa vazamento na Fernando Corrêa

Viviane Oliveira | 23/12/2014 15:42
Vazamento de esgoto causou transtorno durante chuva nesta segunda-feira. (Foto: divulgação/Águas Guariroba)
Vazamento de esgoto causou transtorno durante chuva nesta segunda-feira. (Foto: divulgação/Águas Guariroba)

Durante a chuva de ontem (22), vazamento de esgoto espalhou mau cheiro e água contaminada por toda a Avenida Fernando Corrêa da Costa, embaixo do pontilhão da Avenida Noroeste, em Campo Grande. O motivo foi o excesso de água da chuva na tubulação provocado por ligações irregulares na rede de esgoto.

De acordo com a Águas Guariroba, concessionária responsável pelos serviços de abastecimento de água e de esgotamento da Capital, o número de ocorrências de vazamento de esgoto salta de 11 para 25 casos por dia nos períodos chuvosos.

A engenheira Francis Moreira Faustino, técnica responsável pelo setor de esgotamento sanitário, explica que o problema ocorre devido as ligações irregulares de água de chuva direto na rede de esgoto. “O volume de água aumenta em torno de 20% dentro da rede coletora, que acaba extravasando em muitos pontos da cidade. Isso pode gerar, inclusive, retorno do esgoto para dentro das residências”, explica.

Com as ligações irregulares, junto com toda a água das calhas e dos quintais, também entram na rede terra, pedras, folhas e lixo. “Isso acumula dentro da rede coletora de esgoto, que tem um diâmetro dimensionado para receber apenas esgoto doméstico, causando o entupimento da tubulação”, completa a engenheira da Águas Guariroba.

Além de vazamentos, o uso incorreto da rede de esgoto pode gerar transtornos como mau cheiro dentro da residência e entupimento dos sanitários e ralos. O correto é que se direcione a água de chuva para a drenagem ou galeria de águas pluviais.

Outra medida simples que contribui para o bom funcionamento da rede de esgoto é não jogar restos de alimento e óleo na pia da cozinha ou lixo nos ralos e vaso do banheiro. Por mês, a Águas Guariroba retira 122 toneladas de lixo das tubulações, estações elevatórias e estações de tratamento de esgoto. A recomendação é para quem encontrar a rede de esgoto vazando que entre em contato com a Águas Guariroba pelo telefone 0800-642 0115 ou 115 para solicitar a manutenção.

Nos siga no Google Notícias