ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Liminar da Justiça inviabiliza retomada de greve pelos médicos

Ricardo Campos Jr. e Michel Faustino | 12/05/2015 18:36
Médicos suspenderam greve e voltaram a trabalhar nesta terça (Foto: Marcos Ermínio)
Médicos suspenderam greve e voltaram a trabalhar nesta terça (Foto: Marcos Ermínio)

O desembargador Claudionor Miguel Abss Duarte, do Órgão Especial do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), estipulou multa de R$ 30 mil caso não haja o retorno de todos os médicos aos seus postos de trabalho. A decisão, tomada nesta terça-feira (12), dificulta o movimento da categoria, que prometia retomar a paralisação caso a prefeitura não cumpra a promessa de pagar as gratificações suspensas em razão da crise financeira.

Por hora, a sentença segue sem efeitos imediatos, já que os profissionais retornaram às unidades hoje pela manhã após decisão tomada em assembleia ontem a noite.

O SindMed (Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul) informou, por meio da assessoria de imprensa, que a classe continua em estado de greve e qualquer ação só pode ser tomada por meio de decisão coletiva, inclusive o descumprimento da decisão, o que acarretaria em prejuízos.

Duarte também oficiou a entidade a se manifestar com relação ao processo dentro de 15 dias. Se a ação não for contestada, o réu presume que todas as alegações feitas pela prefeitura ao protocolar a ação são verdadeiras.

Movimento – A categoria decidiu paralisar as atividades após o corte de plantões e gratificações imposto pelo município. Os médicos pediam ainda aumento de salário. Em reunião na semana passada, a prefeitura sinalizou a possibilidade de reorganizar as contas para retomar os adicionais.

Mesmo sem concordar com a proposta nula de aumento, a classe resolveu confiar na promessa.

De acordo com o titular da Sesau, Jamal Salém, a volta das gratificações - que junto com a falta de reajuste foi estopim para greve deflagrada no último dia 6 – seria possível mediante cortes em cargos comissionados e contratados. “Vou ter reunião com o pessoal do RH e financeiro para ver de onde vai tirar. Tira de uma fonte e coloca na outra. Não é dinheiro novo”, afirma.

O acordo de sexta-feira também resultou no aumento do efetivo nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e postos de saúde 24 horas, que atendem urgência e emergência. A escala de médicos trabalhando aumentou de 30% para 50%.

“Foi uma conquista para todos os lados. Acredito que a assembleia vai aprovar a proposta e amanhã a greve acaba de vez”, diz o secretário.

Nos siga no Google Notícias