ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Liminar determina apreensão de equipamentos para exame oftalmológico

Aline dos Santos | 14/02/2014 11:40

A Justiça deferiu liminar da Asoft (Associação Sul-mato-grossense de Oftalmologia) e determinou apreensão de equipamentos oftalmológicos, receituários, prontuários, fichas e documentos de pacientes.

O material pertence à optometrista Andréia Maluf, que foi denunciada por prescrever, indicar e aconselhar o uso de lentes de grau, além de utilizar vários equipamentos de uso exclusivo de médico oftamologista. A lei estabelece oftamologistas a prescrição de lentes de grau e aos ópticos tão somente a venda de lentes.

A ré alegou que os optometristas são profissionais responsáveis pelo atendimento primário da função visual, atuando diretamente na prevenção de problemas e nas correções das disfunções visuais, representando a primeira linha de atendimento dos problemas mais comuns da população. Ela justificou que os aparelhos são para o desempenho de sua profissão e que não são privativos de médicos.

Segundo o juiz da 14ª Vara Cível de Campo Grande, Fábio Possik Salamene, a legislação que trata sobre a regulamentação e fiscalização do exercício da medicina, da odontologia e demais profissões da área de saúde no país estabelece claramente que é vedada a confecção e venda de lentes de grau sem prescrição médica.

O estabelecimento comercial de venda de lentes de grau não pode ter consultório médico em qualquer uma de suas dependências, como também é proibido aos optometristas a instalação de consultórios para atender clientes.

Nos siga no Google Notícias