ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Liminar trava transferência de favela para nova área no Noroeste

Aline dos Santos e Kleber Clajus | 05/01/2015 10:26
Área de reintegração de posse já tinha até hidrômetros. (Foto: Marcelo Calazans)
Área de reintegração de posse já tinha até hidrômetros. (Foto: Marcelo Calazans)

Liminar de reintegração de posse em área do Jardim Noroeste travou a transferência da favela Cidade de Deus, marcada para esse mês. “Como essa liminar travou o processo de transferência das famílias, que havia sido acordado judicialmente, o procurador-geral do município vai propor recurso no TJ/MS para suspender essa decisão nesta semana”, afirma o secretário municipal de Governo e Relações Institucionais, Rodrigo Pimentel.

De acordo com o secretário, a Semadur (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) vai fazer levantamento para mostrar ao Poder Judiciário que a área pertence ao município.

O procurador-geral do município, Fábio Castro Leandro, afirma que aguarda parecer técnico da Semadur para entrar com recurso. Para ele, a transferência pode ser mantida, pois a liminar suspendeu a obra, não a mudança.

A liminar do juiz Waldir Peixoto Barbosa, deferida durante o plantão do judiciário, reintegrou a posse de 7.440 metros quadrados ao aposentado Arthur Altounian.

Ele alegou ser dono do terreno há 40 anos e que a área foi invadida pela prefeitura de Campo Grande. No local, já há uma via terraplanada para posterior pavimentação asfáltica, além de 21 hidrômetros e 22 postes de energia elétrica.

A ida da favela Cidade de Deus, no bairro Dom Antônio Barbosa, saída para Sidrolândia, ao Jardim Noroeste, saída para Três Lagoas, foi definida pela Justiça em 5 de dezembro de 2014.

Além dos 25 quilômetros de distância, o desafio é dotar o novo endereço com infraestrutura, escola, atendimento médico e linhas de ônibus para atender as 200 famílias. Tanto os moradores favela quanto os do bairro reclamaram da transferência.

Nos siga no Google Notícias