A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 23 de Outubro de 2014

28/10/2011 12:38

Limpeza é a melhor prevenção contra escorpiões, orienta CCZ após morte

Marta Ferreira e Francisco Junior
Chefe do setor de controle de animais peçonhentos do CCZ esteve no bairro São Francisco esta manhã. Moradores são orientados a manter limpeza em dia para combater escorpiões. (Foto: Pedro Peralta)Chefe do setor de controle de animais peçonhentos do CCZ esteve no bairro São Francisco esta manhã. Moradores são orientados a manter limpeza em dia para combater escorpiões. (Foto: Pedro Peralta)

Manter o quintal limpo é melhor prevenção ao escorpião amarelo gigante, aracnídeo altamente peçonhento que provocou a morte de uma criança de 3 anos ontem em Campo Grande. Essa foi a orientação dada esta manhã pela chefe do setor de controle de animais peçonhentos do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), a bióloga Silvia Barbosa do Carmo, que esteve na casa onde a família mora, no bairro São Francisco.

Veja Mais
Criança recebeu tarde demais soro contra veneno e pai reclama do Samu
Menina de 3 anos morreu 18 h após ser picada por escorpião amarelo

À tarde, equipes vão levar orientação aos moradores da região sobre como fazer a prevenção.

Esse tipo de animal foi catalogado pela primeira vez em Campo Grande em 1998 e a morte da menina Maria Eduarda, de 3 anos, é a primeira relacionada à picada do aracnídeo, era incomum.

O aracnídeo que picou a menina é do tipo amarelo gigante e é facilmente confundido com um outro, também amarelo, só que menor. Esse ano, já foram registradas 39 ocorrências de picadas pelo CCZ, contra 33 do ano passado.

Escorpião que picou a menina foi entregue ao CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). (Foto: Pedro Peralta)Escorpião que picou a menina foi entregue ao CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). (Foto: Pedro Peralta)

Nenhum caso teve maior gravidade.

A tia da menina morta, Valéria Rissi, relatou durante o velório da criança, que moradores já encontraram escorpiões na região.

Ao visitar a casa, a bióloga do CCZ afirmou que, pelas condições encontradas, a suspeita é que o animal tenha migrado para o quintal da casa vindo de um terreno ao lado, que havia sido limpo recentemente.

Possivelmente, afirmou, ele foi atraído pelo mato existente no quintal. Silvia do Carmo alertou, também, que os escorpiões gostam de ficar escondidos sobre pedras, cantos de pia e lugares do tipo.

Por isso, destacou, manter tudo limpo é “essencial”. No bairro São Francisco, de acordo com ela, a presença de córrego Segredo amplia ainda mais o risco, pois é o ambiente preferido dos escorpiões, por isso essa época do ano perigosa, embora haja ocorrência o ano todo.

A bióloga alertou para que as pessoas tenham cuidado com a aplicação de inseticida. Segundo ela, os escorpiões são bastante resistentes e pode resolver. "O quintal limpo é a melhor prevenção".

Apesar do ocorrido, a bióloga disse que não há motivo de alarde, mas ainda assim, foi determinado o reforço nas orientações aos moradores do bairro.

Veja Também
Menina de 3 anos morreu 18 h após ser picada por escorpião amarelo
Ela faria aniversário na segunda-feira e a festa já estava preparada. Criança teve 3 paradas cardíacas e hemorragia pulmomarForam 18 horas entre a p...
Criança de 3 anos morre após ser picada por escorpião em Campo Grande
O inseto que picou a criança é da espécie Tityus Serrulatu,mais conhecido como escorpião amarelo, considerado um dos mais venenosos da América do Su...


NO SÁBADO PASSADO ENCONTREI UM ESCORPIÃO NA MINHA COZINHA DO TIPO AMARELO PEQUENO,FIQUEI MUITO ASSUSTADA NÃO SABER O QUE FAZER COLOQUEI NO ÁLCOOL,ESTOU ESPERANDO O AGENTE DE SAÚDE PASSAR PARA VER O QUE VAI FAZER ....
 
NILZETE LIRA em 05/11/2013 20:46:34
Penso eu este treinamento deveria vir para o interior pois eu estou muito preocupada moro em Jardim e ja matei 5 escorpião deste na minha casa em menos de 1 mês por favor eu tenha crianças tambem!!!! me ajudem
 
Euzilene da silva em 07/02/2012 12:13:31
eu moro ak no guanandy, e já achei muitos dentro de casa a gente não sabe mais o que fazer, pois tenho criança pequena em casa eu, eu acho que depois da rede de esgoto aumentou, melhora de um lado piora do outro....
 
ester rodrigues em 29/10/2011 01:31:33
Aproveitando e ao mesmo tempo fica meu protesto p/ resp. CCZ, uma vez solicitamos urgente p/ enviar agente para dedetizar a quadra inteira, fomos atendida, mas....demorou p/ a equipe ir la. A minha vizinha foi picada pelo escorpião na epoca.
 
Aparecida Romeiro em 28/10/2011 05:38:38
concordo com outros leitores. sempre tem burrocracia nos postos,não pode levar, o medico vai decidir, ai morre uma criança e fica esse alarde que não dá em nada. criança para ser atendida tem que ser na hora ,esperam porque não é filho deles,cade a saude que não faz nada.
 
Luis correia em 28/10/2011 04:30:51
Moro em frente a nova Av. do projeto Lagoa, retirara, de frente de casa pessoas assentadas e lá nasceu um matagal que serve só pra atrair bichos de todas as espécies
inclusive escorpiões, só no verão passado peguei 17 escorpiões em minha casa, já não sei a quem recorer morro de medo também tenho uma criança de 2 aninhos em casa.
 
José Edson Gomes em 28/10/2011 03:25:11
Na matéria veiculada sobre a criança que faleceu em decorrência da picada de escorpião, parece que houve demora no atendimento. Ela deu entrada as 19:30 na UPA do Coronel Antonino, mas somente as 22:00 que foi transferida para o Hospital Regional. Muito tempo para um caso que requer atendimento de emergência!!! Pq não transferiram logo assim que a menina deu entrada?
 
Nelson Chaia Junior em 28/10/2011 03:03:34
Acho importante que orientações fossem dadas a população de como proceder em caso de algum acidente envolvendo escorpiões. Quem procurar? Se os Postos de Saúde tem estrutura e pessoal qualificado para atender em casos assim ou se é melhor levar a pessoa diretamente para o Hospital REgional que é referência no assunto?
 
Nelson Chaia Junior em 28/10/2011 02:57:00
Que Deus conforte os corações desses pais, etsa é uma perca irreparavel...fico ate sem palavras....
 
Katia Maressa em 28/10/2011 02:39:06
nada a ver com limpeza de quintal pq no centro mesmo minha casa super limpa, tive que fazer tratamento que eu tinha mania de limpeza, mas vou dizer tem vizinhos que tem pedaços de pau, ai molham eles se escondem nesses locais
 
ester reis em 28/10/2011 01:28:03
imagem transparente

Desenvolvido por Idalus Internet Solutions