ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Mãe abandona bebê de dois meses em boca de fumo no São Conrado

Francisco Júnior | 11/05/2012 14:58
Menina abandonada em boca de fumo está em abrigo em Campo Grande. (Foto: TV MS Record)
Menina abandonada em boca de fumo está em abrigo em Campo Grande. (Foto: TV MS Record)

Uma menina de apenas dois meses foi abandonada pela mãe em uma boca de fumo, no bairro São Conrado, em Campo Grande. O fato aconteceu há duas semanas.

O caso veio à tona depois de uma denuncia no Conselho Tutelar da região central feita na terça-feira (8). De acordo com o conselheiro tutelar Marcelo Marques Castro, a criança foi encontrada na casa de uma moradora do bairro.

Segundo ele, a mulher disse que encontrou a criança em situação de risco, sendo cuidada por uma adolescente de 15 anos. “A menina corria risco de vida. Quando a vizinha a encontrou, estava com fome, passando frio, toda suja. Uma coisa horrível”, relatou o conselheiro.

Conforme informações apuradas pelo conselheiro, a mãe, que é garota de programa, deixou a criança na boca de fumo para trabalhar em uma boate em Camapuã, cidade distante 148 quilômetros de Campo Grande.

O conselheiro, no dia 8, quando foi até a casa da vizinha apurar o fato, encontrou a bebê sendo bem cuidada. “Outros vizinhos ajudaram dando leite ninho, fralda”.

No mesmo dia, a criança foi resgatada e encaminhada para um abrigo da prefeitura. Boletim de ocorrência também foi registrado na DEPCA (Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente), que está cuidando do caso.

Dias depois, a mãe do bebê procurou o conselheiro para pegar a filha de volta. Ela negou que havia deixado a criança na boca de fumo, mas confirmou que a entregou para a adolescente cuidar.

A mulher tem 25 anos e já é mãe de outras três crianças. No dia em que foi até o conselho, estava com o filho de 1 ano e meio. Segundo Marcelo Marques, a mulher pretende acionar a justiça para poder ficar com a filha. “Ela disse que vai dar para a mãe cuidar”.

Mesmo acostumado a atender casos que envolvam crianças em risco, o conselheiro afirma que ficou chocado com essa situação. “É algo que choca. Uma mãe abandonar a própria filha nestas condições? Uma menina linda”.

De acordo com a delegada da DEPCA, Regina Márcia Rodrigues Mota, a adolescente, o casal que ficou com a criança e mãe serão ouvidos na próxima semana.

Segundo ela, caso fique comprovado que a mãe abandonou a criança no local, ela será indiciada pelo crime de abandono material, que tem pena prevista de 1 a 4 anos de detenção, além de multa.

Nos siga no Google Notícias