ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Mães da Fronteira fazem ação para construir sede e reforçar movimento

Luana Rodrigues | 15/11/2015 12:34
Voluntários trabalham na organização do almoço. (Foto: Gerson walber)
Voluntários trabalham na organização do almoço. (Foto: Gerson walber)

"Se todos olhassem a sua volta e se preocupassem com o outro, teríamos muito menos violência em todos os sentidos". É assim que a presidente da associação "Mães da fronteira", Lilian Silvestrini, explica uma das principais lutas da entidade, a de conscientização da população sobre a cultura de paz. Em um churrasco beneficente realizado neste domingo(15), que terá a renda revertida para a construção da sede própria da associação, as mães falaram em solidariedade aos problemas do próximo e punição de criminosos para reduzir a violência.

De acordo com a presidente, o trabalho da associação tem crescido a cada dia e por isso a busca pela sede. "Estamos tendo um apoio muito grande por parte da população, mas toda associação tem suas contas, por isso decidimos realizar o almoço", explicou.

Desde de 2012, Lilian Silvestrine e Angela Fernandes lutam, por meio da associação, pela defesa dos direitos humanos, na busca por transformar cada família em agente na luta contra a violência no Mato Grosso do Sul e no Brasil. "Não adianta acharmos que o problema do outro não nos afeta em nada, pelo contrário, é a partir da preocupação que podemos evitar tristezas para nós mesmo", considera Angela, vice- presidente da associação.

O fim da impunidade é outra bandeira levantada pela associação. Segundo Angela, o Estado e o país, estão regredindo quando o assunto é punição de criminosos. "A única preocupação dos políticos é em esvaziar os presídios a partir da política de regeneração dos criminosos. Política essa que não tem nenhuma ação específica, já que os presos não recebem nenhum tipo de orientação dentro dos presídios e acabam voltando para ruas mesmo sendo totalmente incapazes de conviver em sociedade", afirmou.

Lilian Silvestrini e Angela Fernandes, presidentes da associação. (Foto: Gerson Walber)
Lilian Silvestrini e Angela Fernandes, presidentes da associação. (Foto: Gerson Walber)

O churrasco acompanhado por arroz, salada, mandioca e "carinho"(como acrescentou a presidente da associação), começou por volta das 11h deste domingo. O local onde ocorre o almoço é a Associação dos Amigos do Biribol, no bairro Paraty. "É uma causa muito justa e no que pudermos vamos colaborar, pois acreditamos que esse trabalho delas pode ajudar a melhorar a segurança de todos no Estado", afirmou o presidente da associação que cedeu o espaço, Marcelo Micheli.

Todos os 200 convites do churrasco já foram vendidos, mas quem quiser colaborar com a associação pode entrar em contato pelo site "Mães da Fronteira", e participar de projetos e eventos se tornando um associado. "Queremos paz, queremos uma nação que proteja nossos filhos. Que possamos juntos lutar contra a violência e acabar com a impunidade".

Do luto à luta - A Associação Mães da fronteira nasceu após o brutal assassinato de Breno Silvestrini e Leonardo Fernandes, filhos de Lilian e Angela, que ocorreu no dia 30 de Agosto de 2012. Os dois foram mortos após terem sido sequestrados na saída de um bar, em Campo Grande.

Breno tinha 18 anos e Leonardo com 19, ambos estavam cursando Universidade Federal, "cheios de vida, de amor e de esperança por um mundo melhor. Breno com seu olhar meigo, com seu jeito quieto e observador adorava animais, esportes e seu melhor lazer era estar com amigos numa roda de tereré. Leonardo com seu jeito espontâneo, um poeta promissor, adorava andar de skate que era seu esporte preferido, tocar violão e cavaquinho eram seu passatempo e seus amigos eram seu horizonte, amigos estes que cultivava desde pequeno, inclusive o Breno seu melhor amigo", é como são descritos no site da associação.

Os dois foram mortos por marginais que queriam a camionete em que eles estavam para trocarem por 3 quilos de drogas na Fronteira Brasil/Paraguay." Nossa luta então começou. Não queríamos acreditar na possibilidade de vivermos sem nossos filhos, sem a pureza de seus sonhos, sem a alegria de seus sorrisos, sem a suas generosidades diárias perante aos seres humanos e animais e sem aqueles olhares brilhantes. Mas infelizmente a crueldade e a impunidade nos fez fazer parte da triste estatística de criminalidade deste País, e assim transformamos o nosso Luto em LUTA", relatam as "Mães da Fronteira", no site da associação.

Churrasco está sendo realizado na Associação dos Amigos do Biribol. (Foto: Gerson Walber)
Churrasco está sendo realizado na Associação dos Amigos do Biribol. (Foto: Gerson Walber)
Nos siga no Google Notícias