ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Mais de 4 mil alunos da rede pública fizeram cursinho preparatório para o Enem

Flávio Paes | 23/10/2015 22:00
Alunos das escolas públicas tiveram aulas complementares (Foto:Divulgação)
Alunos das escolas públicas tiveram aulas complementares (Foto:Divulgação)
Lercila volta a sala de aula para cursar uma faculdade (Foto:Divulgaçao)
Lercila volta a sala de aula para cursar uma faculdade (Foto:Divulgaçao)


Um grupo de 4 mil estudantes do ensino médio que estarão entre os 135 mil que farão neste final de semana as provas do Exame Nacional do Ensino Médio, enfrentou desde março uma maratona de estudos complementares oferecidos pelo CIES (Curso Estadual Preparatório para o Ingresso no ensino Superior) em 60 escolas de e 35 municípios do Estado.

Nesta semana que antecedeu o Enem, a Escola Estadual Joaquim Murtinho. em Campo Grande,  promoveu  um simulado, para testar os conhecimentos dos estudantes e ainda oferecer a oportunidade para esclarecer as dúvidas antes do Enem. “Os professores organizam um plantão de dúvidas nos dois dias que antecedem as provas do Enem, para que os estudantes façam a correção de seus simulados”, explica a coordenadora Ana Maria Pessoa Ortiz.

Manoel Silvério Neto, 21 anos, é dos mais que mais se  empenharam na correção e está focado no Enem para conquistar uma vaga na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), no curso de Educação Física. “Quando vi na internet a informação sobre o cursinho eu me interessei porque era de graça e ouvi falar muito bem dele. Estou muito focado nas aulas, os professores têm me ajudado e, com o apoio da família, também estou estudando em casa para o Enem”, conta.

Colega de Manoel, Lecirla Fernandes Benites está de volta à escola depois de 40 anos. “Com duas filhas formadas e encaminhadas, eu decidi voltar e fazer o Enem para cursar Artes Visuais. Antes eu era tímida para conversar e agora, depois das aulas, com tudo o que aprendi, estou com mais argumentos e me sinto mais segura”, destaca.

Para as provas deste fim de semana, o professor de Física Bruno de Andrade Martins explica que não há segredo, basta manter a calma. “Sempre digo que é importante respirar fundo, ler as questões com calma e não ter pressa para fazer as questões, mas se perceber que está com dificuldade em alguma, às vezes é melhor passar a próxima e deixar aquela para o fim”, orienta.


O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escola cada, e uma redação. Neste sábado (24), serão aplicadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com quatro horas e meia de duração. No domingo (25), serão as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias, com cinco horas e meia de duração.

Nos siga no Google Notícias