ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Manifestação da fé reúne católicos na Praça do Rádio e em mais de 100 países

Luciana Brazil | 28/04/2013 12:19
Fiéis enfrentaram o sol e participaram do 4° encontro.
Fiéis enfrentaram o sol e participaram do 4° encontro.
Manhã na praça foi de cantos, salmos e louvor. (Fotos:Vanderlei Aparecido)
Manhã na praça foi de cantos, salmos e louvor. (Fotos:Vanderlei Aparecido)

Mais de 200 pessoas, integrantes do movimento Neocatecumenato, da Igreja Católica, se reuniram, na manhã de hoje, na Praça do Rádio Clube, em Campo Grande. O grupo participa do 4° Encontro de Manifestação da Fé, realizado em praças públicas, em mais de 100 países.

São cinco encontros, que acontecem aos domingos, entre a Páscoa, quando a Igreja celebra a ressurreição de Cristo, e Pentecostes, quando celebra a descida do Espírito Santo.

A manifestação tem o objetivo principal de evangelizar a população. No encontro de hoje, o tema foi anúncio do Evangelho e a chamada à conversão.

“É um momento de louvor, de cantos e salmos”, explica Sidnei Cardoso, responsável por uma das comunidades do Neocateumenato, em Campo Grande.

No próximo domingo, o 5° e último encontro, o tema são as experiências dentro da Igreja e o que á a Igreja.

O Neocatecumenato vive os ritos iniciais da Igreja, com a intenção de renovar e amadurecer a fé, com a valorização do sacramento do batismo. A participação no Neocatecumenato permite ao catecúmeno descobrir o significado de ser cristão.

Segundo Sidnei, que já faz o caminho há oito anos, o tripé da Neocatecumenato é a preparação, a celebração e a convivência. "Nos reunimos semanalmente na casa dos integrantes para nos prepararmos. Fazemos orações, liturgia das horas. Também temos a celebração da palavra e um retiro de convivência uma vez por mês".

Alguns preferem dizer que o Neocatecumenato não se trata de um movimento, mas sim, de um instrumento das paróquias a serviços dos Bispos.

No início são feitos 15 encontros de formação, um período de catequese. Destes encontros são formadas pequenas comunidades, dentro das paróquias. Se o catecúmeno quiser continuar no movimento, ele inicia as 11 etapas do caminho neocatecumenal, que podem durar 30 anos.

“É uma experiência profunda da palavra. Essas etapas são vivenciadas por aproximadamente 30 anos”, explicou Sidnei.

No fim do caminho, o grupo vai até Jerusalém, onde faz uma pregrinação espiritual.

Nos siga no Google Notícias