ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Marcha dos prefeitos quer impedir oscilações do FPM

Lúcio Borges | 26/05/2015 22:19
Marcha dos prefeitos quer impedir oscilações do FPM

A Marcha dos prefeitos a Brasília, que teve início nesta terça-feira e termina na quinta (28), conta com uma extensa programação, incluindo debates e encontros com parlamentares e representantes do governo federal. Os prefeitos estão mobilizados na 18ª Marcha em Defesa dos Municípios, onde administradores municipais de todo o País tentam convencer o Congresso Nacional a aprovar uma série de mudanças na legislação, inclusive tributária e eleitoral. Umas das reivindicações dos gestores públicos é impedir as oscilações do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), principal fonte de renda da maioria das prefeituras brasileiras.

Para o presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Juvenal Neto (PSDB), a ideia é normatizar o Fundo para impedir essas oscilações que têm desestabilizado a administração pública mês a mês. “No caso de MS, a maioria das prefeituras depende dos repasses de verbas federais, que têm sido insuficientes para honrar os compromissos prioritários”, observou Neto, que lidera uma caravana de mais de 40 prefeitos sul-mato-grossenses durante o movimento municipalista liderado pela CNM (Confederação Nacional de Municípios).

As perdas a que Juvenal Neto se refere são registradas comumente entre maio e agosto de cada ano, sob o argumento do governo federal de que a redução dos valores do FPM deve-se ao período de restituição do Imposto de Renda. Repassado a cada dez dias do mês, o FPM é composto de 23,5% de toda a arrecadação do Imposto de Renda e do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).

Entre os temas também discutidos, segundo Juvenal Neto, está a alteração de lei que trata da partilha dos recursos do ISS (Imposto Sobre Serviços) para descentralizar a verba arrecadada.

Os prefeitos defendem ainda mudanças na Lei 11. 705/2008 dos Consórcios Público.

Segundo eles, retirar a restrição do Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (Cauc) e regulamentar a contração de servidores representa soluções para os munícipios.

PAUTA DE REIVINDICAÇÕES

Entre as propostas defendidas pelo movimento constam incluir a CNM no grupo de trabalho do Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) para que a entidade tenha acesso e voz nas deliberações; extingui a incidência do Pasep sobre as receitas municipais e obrigar a União a corrigir no mínimo pelo índice de inflação, os repasses destinados à execução de programas federais.

Os gestores tentam fazer com que a União repasse os valores que extrapolem 60% do Fundeb (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) para o pagamento de pessoal em consequência do piso; além de alterar o porcentual do valor adicionado fiscal na composição do índice de retorno do ICMS da quota parte municipal, além obrigar o governo a complementar os valores que os municípios gastam a mais com saúde do que determina a Constituição Federal.

Nos siga no Google Notícias