ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Considerado marco da democracia, Relógio da 14 instalado na Calógeras será consertado

Paula Maciulevicius | 10/11/2011 16:00
Instalado em 1933 na 14 de Julho, o Relógio representava o marco zero da cidade. Depois de demolido, uma réplica foi erguida novamente, dessa vez na Calógeras. (Foto: Edmir Conceição)
Instalado em 1933 na 14 de Julho, o Relógio representava o marco zero da cidade. Depois de demolido, uma réplica foi erguida novamente, dessa vez na Calógeras. (Foto: Edmir Conceição)

Considerado marco da democracia, o Relógio da 14 instalado na Calógeras será consertado. A prefeitura autorizou a obra que por ter uma estrutura eletrônica complexa, vai ser realizada em São Paulo, num custo estimado de R$ 30 mil.

Instalado pela primeira vez em 1933 na rua 14 de Julho, o Relógio representava o marco zero da cidade. Depois de demolido na década de 1970, uma réplica foi erguida novamente em 1999, dessa vez na Calógeras, através do movimento rotariano em comemoração aos 100 anos de emancipação política da Capital.

O Relógio tem um significado maior do que mostrar as horas, marca o símbolo da democracia. O local era um ponto de referência na Capital, onde aconteciam encontros, reuniões e comícios políticos. O aparelho possuía quatro faces, media cinco metros de altura.

Em entrevista ao Campo Grande News em comemoração ao centenário da 14 de Julho, a doutora em história Alisolete dos Santos Weingartner citou o Relógio como ponto de encontro.

“Mesmo sem reunir pessoas, ele estava lá e representava progresso. Mas uma vez acontecido ele não muda. Tirou e podia até construir outro, mas não é aquele na imaginação das pessoas", disse Alisolete Weingartner em entrevista no dia 14 de julho.

O conserto do Relógio vai trazer aos campo-grandenses de nascimento e de coração o saudosismo dos primeiros 40 anos em que fez “tic tac” na rua mais movimentada de Campo Grande. do Relógio.

Nos siga no Google Notícias