ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Capital

MEC adota novas regras para seleção do Fies e revolta estudantes de universidade

Adriano Fernandes | 08/04/2015 21:33
Jonathan é dos estudantes que vai participar do protesto amanhã. (Foto: Reprodução/WhatsApp)
Jonathan é dos estudantes que vai participar do protesto amanhã. (Foto: Reprodução/WhatsApp)

O MEC (Ministério da Educação) adotou novas regras para seleção do programa Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) restringindo o número de inscritos em universidades, e o fato tem revoltado estudantes de uma universidade da Capital. As queixas são quanto a dificuldade de acesso ao sistema, e ao preenchimento das vagas disponibilizadas que já atingiu o limite, mesmo quando em sala de aula o número de alunos matriculados é maior.

As inscrições para o programa seguem até o dia 30 deste mês, mas desde então a estudante do curso de psicologia da Faculdade Unigran Capital, Kimberly Vitoria Ciminva, de 17 anos, tem dificuldade no acesso. De acordo com a jovem, todo o processo chega ser concluído virtualmente, mas na hora de confirmar a inscrição, o sistema acusa que o limite de financiamento para a instituição está esgotado. “Sinto tristeza pois se eu não conseguir o financiamento, infelizmente vou ter que trancar o curso, que com descontos custa R$ 735,00 por mês”, se queixa.

O mesmo problema também ocorre com os estudantes Jonathan Malaquias, de 40 anos e Myckael Fernandes, de 19. Por diversas vezes os acadêmicos do curso de Educação Física da instituição, repetiram o processo de inscrição, mas sem sucesso. “ A mensagem é de que não há limites para novos inscritos, sendo que já estou matriculado, quase em semana de provas”, comenta Jonathan.

De acordo com a presidente da CPFA ( Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento do FIES) Luciane Jacobfen, a Universidade Unigran Capital disponibilizou junto ao programa a possibilidade de que 100 % de seus alunos conseguissem o financiamento, no entanto, devido as novas regras de financiamento que passaram a valer este ano, e que seguem critérios impostos pelo programa, nem todos os alunos estão conseguindo o financiamento.

Alguns cursos, como o de Educação Física, já estão com o número de inscritos no limite do permitido pelo sistema e infelizmente, não atendendo a toda a demanda de alunos matriculados. “Caso haja desistência de algum dos inscritos, ou algum imprevisto que faça com que ele não possa executar o financiamento, automaticamente sua vaga é liberada para que outro estudante que conseguir o acesso possa tentar o financiamento”, ressaltou Luciane.

As mudanças citadas pela presidente da comissão, são medidas que passaram a valer a partir do primeiro semestre de 2015 com base em avaliações feitas pelo MEC (Ministério da Educação) nas universidades do pais.

De acordo com o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) as requisições de novas inscrições são liberadas por instituição de ensino e por curso, em ordem cronológica, ressalvados os critérios de qualidade, distribuição regional e disponibilidade de recursos.

Há atendimento pleno aos cursos com nota 5 (nota máxima nas avaliações do MEC). Com relação aos cursos nota 3 e 4 são considerados alguns aspectos regionais, ou seja, cursos e localidades que historicamente foram menos atendidos terão prioridade.

Contudo se um aluno não consegue uma vaga ao acessar o sistema, em determinado curso pretendido, é porque as vagas devem realmente ter acabado. Para pesquisar instituições e cursos disponíveis, basta pesquisar no link.

Como forma de protesto as limitações do programa, os alunos planejam organizar uma manifestação nesta quinta-feira, às 7h em frente a Unigran. A expectativa é de reunir cerca de 50 estudantes na manifestação.

Nos siga no Google Notícias