ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Médica de UPA libera paciente sem ver que ela tinha dois ossos quebrados

Secretaria de Saúde da Capital promete sindicância e sugere que falha seria do equipamento de raio-x ou do profissional

Bianca Bianchi | 23/02/2016 17:53
Kamila Batista Mamédio teve alta da UPA e recebeu atestado médico de três dias (Foto: Fernando Antunes)
Kamila Batista Mamédio teve alta da UPA e recebeu atestado médico de três dias (Foto: Fernando Antunes)

Fortes dores pelo corpo e dificuldade para se mexer. Esses são os sintomas que a estudante Kamila Batista Mamédio, 20 anos, sente desde a madrugada de domingo (21), mesmo depois de ser atendida na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro Universitário. Detalhe: a médica que a atendeu não notou que ela tinha duas partes do corpo fraturadas.

À reportagem do Campo Grande News, Kamila contou que voltava da casa do namorado, por volta das duas horas da madrugada, pelo sentido centro-bairro da avenida Guaicurus e, logo após cruzar a rua Pontalina, foi fechada por um veículo. Para tentar escapar do acidente, a jovem subiu no meio-fio, mas, perdeu o controle e caiu.

Segundo Kamila, o carro passou em cima dela e fugiu sem prestar socorro. Testemunhas que passavam pelo local ajudaram a jovem. O Corpo de Bombeiros fez o resgate e a levou para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro Universitário, onde foi medicada e submetida a exames de raio-x.

Já por volta das 10h, quando Emerson, irmão de Kamila, questionou a situação da irmã, a enfermeira informou que demoraria um pouco, pois a ficha da paciente havia sido perdida. Minutos depois, a médica Claudia Natalia de Paiva deu alta e atestado de três dias para a paciente, informando que as dores que ela sentia seriam apenas musculares e que passariam com repouso e medicação.

Na tarde de ontem (22), ainda com fortes dores, Kamila foi levada por familiares para a Santa Casa, onde passou por novos exames que revelaram que ela está com um osso da face e escápula direita quebrados. No próximo dia 29, a paciente deve retornar ao hospital para avaliar a necessidade de cirurgias.

A reportagem tentou, via Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), explicações da médica ou da chefia do plantão da UPA no dia do atendimento a Kamila. A única manifestação veio pela assessoria de imprensa do órgão. A explicação é de que a falha pode ter ocorrido por problema na regulagem do equipamento ou má interpretação dos exames por parte do profissional, que é clínico-geral sem especialização em ortopedia.

A Secretaria informou, ainda, que a denúncia da paciente será apurada por meio de uma sindicância e não poderá se posicionar até que o processo seja finalizado.

Nos siga no Google Notícias