ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Médicos de MS decidem não aderir a greve em protesto contra MP

Mariana Lopes | 12/06/2012 10:52

Mesmo com a maioria dos médicos federais em greve em todo o país nesta terça-feira (12), em Campo Grande esses profissionais resolveram soltar apenas uma nota de repúdio a Medida Provisória que diminui o salário da categoria.

A greve, recomendada pela Fenam (Federação Nacional dos Médicos), é uma forma de protesto contra a MP 568/2012, que interfere na remuneração e desfigura a jornada de trabalho dos profissionais.

Médicos com jornada de 20h/semanais no serviço público, por exemplo, ao ingressarem na carreira teriam que cumprir 40h/semanais pelo mesmo valor, ou seja, uma redução de 50% na remuneração.

De acordo com a Fenam, estima-se que, em todo Brasil, 42 mil médicos ativos e inativos do Ministério da Saúde serão atingidos, além de 7 mil do Ministério da Educação.

Os protestos serão organizados pelos sindicatos de cada região. Em Mato Grosso do Sul, o sindicato mandou à imprensa nota na qual as entidades representativas dos médicos do Estado, AMMS (Associação Médica de MS), CRM-MS (Conselho Regional de Medicina) e Sinmedms (Sindicato dos Médicos), manifestam publicamente repúdio à Medida Provisória.

“Conclamamos aos dignos representantes do Estado junto ao Parlamento Federal, que ao analisar a admissibilidade e o mérito desta MP, efetuem as correções necessárias e se coloquem ao lado das entidades médicas na luta junto ao Governo Federal para que aumente o orçamento da saúde, crie uma carreira de estado para o médico do SUS, garantindo uma remuneração adequada e condições de trabalho dignas para assegurar o melhor atendimento da população”, pontuam as entidades na nota.

Ao final, as entidades pedem à sociedade sul-mato-grossense que una forças contra a medida, alertando ainda que os cidadãos serão os mais prejudicados no atendimento prestado.

Nos siga no Google Notícias