ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Meio Ambiente e soluções sustentáveis são o tema de gincana de Ciências

Edmir Conceição | 17/09/2011 07:23

O tema “Meio Ambiente” foi escolhido para a I Gincana de Ciências, que será realizada neste sábado, das 8h às 17h, no Colégio Latino Americano, em Campo Grande. Cerca de 300 alunos, do 1º ao 9º ano do ensino fundamental participarão do evento.

“O objetivo é reforçar a importância do tema, aproximando os estudantes da realidade local, tanto nos aspectos positivos quanto nos negativos que envolvem o tema”, afirma a coordenadora da Gincana, Lenice Santos. A Gincana foi idealizada em conjunto com coordenadores e professores da área de Ciências.

“Os alunos do 6º ao 9º ano vão apresentar os trabalhos por meio de paródias, frases em português, inglês, espanhol, camisetas e ecobags, confeccionadas pela turma”, explica Lenice. “Nós estamos surpresos com o grau de envolvimento e também com a qualidade dos trabalhos. Os jurados vão ter dificuldades em apontar o vencedor, já que todos foram criativos e, percebemos ainda, que os estudantes abraçaram a proposta e estão, também, muito preocupados com o futuro do Meio Ambiente”. A apresentação dos trabalhos será das 8 h às 11h30.

À tarde, a partir das 13h30, é a vez dos alunos do 1º ao 5º ano do Fundamental também participarem da Gincana de Ciências. A proposta de trabalho com eles foi diferente, pois vão ter de responder a 60 perguntas sobre Reciclagem e os 3 “R”: reciclar, reutilizar, reduzir. As perguntas – que envolvem temas como reciclagem de vidro, plástico, metal, papel, madeira, lixo orgânico, lixo radioativo e hospitalar já estão disponibilizadas para os estudantes. Jurados, formados por professores, vão sorteá-las e a turma que acertar o maior número de resposta ganha a gincana.

“A ideia aqui não é enaltecer os ganhadores porque, na verdade, todos sairão ganhando. Queremos nos aprofundar num tema atual, de extrema importância para a sociedade. E, como papel de uma instituição de ensino que somos, formar cidadãos conscientes sobre sua atuação no meio ambiente”, argumenta Lenice.

Nos siga no Google Notícias