ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Membros da igreja católica promovem caminhada para Dom Romero

Renata Volpe Haddad | 23/05/2015 18:54
1º Caminhada dos Mártires reúne fiéis que oraram e cantaram em memória de Dom Romero. (Foto: Marcelo Calazans)
1º Caminhada dos Mártires reúne fiéis que oraram e cantaram em memória de Dom Romero. (Foto: Marcelo Calazans)

Membros da igreja católica da Arquidiocese de Campo Grande realizaram na tarde de hoje a caminhada dos mártires. Este é o primeiro evento voltado para esta causa que acontece no mesmo dia em que o Papa Francisco irá beatificar Dom Oscar Romero, considerado bispo dos pobres.

De acordo com a organizadora da caminhada, Jairce da Guia Medeiros Ramos, o trecho percorrido que começou às 16h, será curto, mas com muitas orações. "Saímos do Armazém Cultural e demos a volta na quadra, com cinco paradas. Em cada parada fizemos leituras e cantos voltados para o tema", explicou.

Espera-se a reunião de 50 pessoas. "Nos reunimos uma vez por mês na praça do Rádio Clube para orações e se tiver 50 pessoas, estaremos felizes", ressalta. A caminhada lembra também de outros mártires que lutaram pelo povo e foram mortos como por exemplo DorcelinaFolador, Marçal de Souza entre outros.

O padre Kurian, comenta a trajetória do bispo Dom Oscar. "Romero nasceu em Ciudad Barrios, distrito de San Miguel em 1917, numa família de origem humilde. O bispo sempre foi visto como inimigo do governo pois sempre defendeu os humildes e sempre fez questão de divulgar informações porque a imprensa favorecia elites", ressalta.

Oscar Romero foi assassinado quando celebrava a missa, em 1980, por um atirador de elite do exército salvadorenho. Depois da caminhada estão previstas apresentações culturais, como o grupo de capoeira Contemporâneo e o evento se estende até às 19h30, no Armazém Cultural, localizado na rua Calógeras.

Nos siga no Google Notícias