ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Merenda contaminada por bactérica causou intoxicação em estudantes

Marta Ferreira e Aline dos Santos | 03/10/2011 11:39

Laboratório encontrou estafilococos na comida e diz que contaminação ocorreu após a preparação.

O prefeito Nelson Trad Filho almoçou hoje em escola e diz que ainda é preciso definir melhor o que provocou contaminação da comida. (Foto: João Garrigó)
O prefeito Nelson Trad Filho almoçou hoje em escola e diz que ainda é preciso definir melhor o que provocou contaminação da comida. (Foto: João Garrigó)

A comida servida no almoço dos estudantes da escola Iracema Maria Vicente, na quarta-feira passada, estava contaminada com a bactéria estafilococos, segundo resultado de análise do Lacen (Laboratório Central), divulgada hoje, como parte da investigação para saber o que provocou intoxicação alimentar em 180 alunos do estabelecimento. Eles voltaram às aulas hoje e estão almoçando com o prefeito Nelson Trad Filho (PMDB)

O Lacen divulgou nota sobre o resultado dos exames feito no alimento já preparado e afirmou que a bactéria encontrada confirma a hipótese de que a contaminação do alimento tenha ocorrido no intervalo entre a pós-preparação e o momento em que os estudantes foram servidos.

Ainda de acordo com o laboratório, “entre as possíveis causas apontadas pela contaminação estão a distribuição dos alimentos em temperatura inadequada, conservação e manuseio pós-preparação”.

De acordo com Lacen, se o alimento tivesse sido preparado e armazenado em temperatur ideal e com o manuseio correto, não teria havido problemas. A toxina produzida pelo estafilococos resultante de sua reprodução provoca vômitos e diarréia entre uma a seis horas. Quanto maior a sua concentração, menor o de período de incubação.

Conforme o órgão, a cada 10 minutos tem-se uma nova geração de bactérias.

O prefeito Nelson Trad Filho, que almoça na escola nesta manhã, disse que a Secretaria de Saúde ainda não havia sido comunicada do resultado e comentou que é preciso ainda novas análises para definir a causa da intoxicação.

Segundo ele, é preciso saber, por exemplo, saber que tipo de estafilococos foi encontrado, pois há vários, e eles têm origem diferenciada.

Nelsinho disse que, como médico, já tinha a suspeita do tipo de bactéria, em razão das caracterícias da indisposição, mas que é preciso esmiuçar as análises para saber a causa.

O Lacen informou que ainda analisa as amostras dos alimentos crus. Na semana passada, o órgão havia excluído a água como responsável pela intoxicação das crianças.

Os laudos completos devem demorar até 30 dias, conforme a prefeitura.

Nos siga no Google Notícias