ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Mesmo após interdição do Corpo de Bombeiros, curtume volta a funcionar

Luana Rodrigues | 31/08/2015 10:15
Curtume foi interditado pelos Bombeiros na tarde de ontem(30). (Foto: Fernando Antunes)
Curtume foi interditado pelos Bombeiros na tarde de ontem(30). (Foto: Fernando Antunes)

Mesmo após ser interditado na tarde de ontem(30), o curtume Qually Peles, localizado no Bairro Indubrasil, em Campo Grande, está funcionando normalmente hoje. Após dois funcionários morrerem enquanto limpavam um tanque de tratamento de água, o Corpo de Bombeiros interditou o curtume, devido ao acidente e também porque a empresa não possui certificado de vistoria, que deve ser emitido pelos Bombeiros.

A assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros informou ao Campo Grande News que o setor de vistorias já foi informado e está encaminhando o laudo de interdição a polícia, responsável por fiscalizar e punir o proprietário do local, por estar com o estabelecimento funcionando irregularmente.

Conforme o advogado de defesa do curtume, Arlindo Murilo Muniz, o local está funcionando, pois é necessário finalizar o processamento do couro , que já havia iniciado ontem. O processo, segundo o advogado, leva cerca de 48 horas, portanto deve acabar até amanhã. "A interrupção desse processamento poderia acarretar um prejuízo ambiental ainda maior, pois seriam 2 mil couros apodrecendo no curtume", explicou o advogado.

Muniz ressaltou ainda que empresa respeita as normas de segurança exigidas pela legislação trabalhista. "Vamos obedecer a ordem de interdição, mas também vamos apresentar documentação montrando que estamos regulares", disse.

Na tarde de ontem(30), o tenente Vinícius Frotté explicou que a decisão foi baseada no Código de Segurança Contra Incêndio, Pânico e outros Riscos de Mato Grosso do Sul. Não há previsão de liberação do curtume, já que agora cabe a diretoria apresentar um projeto e solicitar uma nova vistoria.

Frotté também explicou que será permitido retirar do local algum maquinário para evitar prejuízos. Quanto a equipamentos de segurança, como a presença de extintores, o tenente afirmou que nenhuma irregularidade foi constatada e que o curtume dispõe de material de prevenção contra incêndio.

O acidente - Duas pessoas morreram e outras duas ficaram feridas na manhã deste domingo (30), após caírem em uma caldeira para tratamento de água, no curtume Qually Peles, no Bairro Indubrasil, em Campo Grande. O motorista Leandro Cesário, 32, que tentou ajudar os amigos, acabou morrendo ao inalar o produto. A segunda morte foi de Roberto Carlos Prieto da Silva, 38, que também executava a limpeza. Os funcionários que ficaram feridos são Wellington Britto, que foi levado para a Santa Casa em estado grave e Ademir de Jesus Ribeiro, encaminhado para o Hospital Regional Rosa Pedrossian. Ambos são operadores de tratamento de água. 

Nos siga no Google Notícias