ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Mesmo após ritual de cura de pajés, índia com câncer tem perna amputada

Ana Paula Carvalho | 24/08/2011 19:53
Pajés realizaram ritual de cura dentro de hospital. (Foto: João Garrigó)
Pajés realizaram ritual de cura dentro de hospital. (Foto: João Garrigó)

A indígena de etnia Guarani Thiely Mendes, de 8 anos, teve a perna direita amputada na manhã desta quarta-feira (24) em decorrência do tratamento de um câncer. A operação começou às 09h.

De acordo com o oncologista infantil Atalla Mnayarji, a amputação era necessária para o tratamento. Agora, a menina vai passar por seis ciclos de quimioterapia, aproximadamente um mês de tratamento. Após essa etapa, ela receberá acompanhamento e dará continuidade ao tratamento.

Ainda segundo ele, a operação foi considerada um sucesso. Ela teve que ficar no CTI (centro de Terapia Intensiva) do Hospital Regional por três dias antes da cirurgia. Ela também ficou nesse setor durante o pós-operatório.

Durante os ciclos de quimioterapia e o tratamento, Thiely poderá ir para casa ou ficar na Casai (Casa de Apoio à Saúde Indígena).

Pajés - No dia 21 de julho, pajés estiveram no Hospital Regional praticando um ritual de cura, que eles acreditavam que poderia salvar a menina, sem que ela precisasse de tratamento no hospital.

A vinda do trio de curandeiros se deu porque a família da menina queria tirá-la do hospital e levá-la de volta para a aldeia em Japorã, município distante 487 quilômetros de Campo Grande. Eles alegavam que os pajés eram capazes de curá-la.

Diagnóstico - A doença foi diagnosticada há aproximadamente três meses durante uma visita de rotina de agentes de saúde a aldeia. O joelho da criança estava muito inchado e por isso eles avisaram a família que Thiely precisava ser levada a um médico.

Um tio da criança a levou ao Hospital de Dourados, onde os médicos identificaram a doença e pediram a transferência para Campo Grande. Ele veio para a Capital com a menina e com a mãe dela que demorou aproximadamente três dias para autorizar o tratamento.

Nos siga no Google Notícias