ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Mesmo com casos de raiva confirmados, CCZ mantém vacinação para junho

Michel Faustino | 23/04/2015 14:09
Campanha acontece em junho, mas animais podem ser levados antes ao CCZ. (Foto: Marlon Ganassin/PMCG)
Campanha acontece em junho, mas animais podem ser levados antes ao CCZ. (Foto: Marlon Ganassin/PMCG)

O calendário anual de vacinação contra a raiva na Capital não deve sofrer alterações, mesmo com a crescente no número de casos registrados em todo o Estado. Conforme o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) a campanha deve ocorrer somente em junho, acompanhando os anos anteriores.

A campanha deve mobilizar aproximadamente 90 servidores que visitarão casa por casa, para imunizar cães e gato. Nos próximos 60 dias, os agentes de endemias vão trabalhar para atualizar os dados sobre a população canina de Campo Grande, cujo último censo foi realizado em 2008.

Segundo o CCZ, no ano passado, o nível de cobertura vacinal foi de 73,.4%, um pouco abaixo da meta do Ministério da Saúde que é imunizar 80% da população canina. Em 2014, foram vacinados 91.164 cães e 27.324 gatos. A vacinação deve se estender por 120 dias, seguindo um cronograma por região urbana da cidade. As equipes só deixam uma região depois de atingir um nível de cobertura satisfatório.

De acordo com a coordenadora do CCZ, Júlia Maksoud, desde 2005 a população campo-grandense recebe a vacinação na própria residência. A ação realizada de porta em porta é pioneirismo em Campo Grande. “Essa é uma maneira de garantir maior cobertura da vacinação em animais”, conta Julia.

Obrigatória por lei, o proprietário que recusar a aplicação da dose terá de comprovar que o animal foi imunizado. A lei determina que a vacina antirrábica deve ser aplicada uma vez por ano em animais domésticos. Por isto, o Ministério da Saúde estabelece o calendário anual de vacinação e o poder público distribui as doses gratuitamente.

Vacinação periódica - Os proprietários de animais domésticos de todas as regiões de Campo Grande podem levar o seu cão ou gato até o CCZ, que está vacinando todos os dias das 7h às 21h, gratuitamente. O Centro está localizado na avenida Senador Filinto Müller, 1601 – Jd. Ipiranga e está aberto para a vacinação antirrábica em animais todos os dias, das 7h às 21h.

Nos siga no Google Notícias