ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Mesmo com "explosão", números atuais da dengue estão abaixo da epidemia de 2013

Flávio Paes | 22/12/2015 22:20
Hospital de campanha emprestado pelo Exército montado na UPA  Vila Almeida (Foto:Divulgação)
Hospital de campanha emprestado pelo Exército montado na UPA Vila Almeida (Foto:Divulgação)

Mantida até o dia 31 a média diária de 138 notificações de pacientes com sintomas da dengue, 187% maior  em relação a do mês passado (que ficou em 48), o cenário atual de incidência da doença que a Prefeitura de Campo Grande já descreve como epidêmico, ao término do ano, não se aproximará do quadro caótico verificado em 2013, quando a cidade enfrentou a maior epidemia da sua histórica, sobrecarregando toda a estrutura de saúde.

A conclusão leva em conta os números divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde que nesta terça-feira oficializou em decreto publicado no Diario Oficial, a situação de alerta para doença. Até ontem, segunda-feira, no acumulado do ano, foram computadas 10.699 notificações.

Projetando até dia 31 uma média diária de 138 notificações, a estatística de 2015 fechará em 12.217 casos (4.279 só  em dezembro), o que corresponde a 26% das notificações de 2013, que totalizaram 46.278, considerando os dados referentes a semana epidemiológica encerrada no dia 11 de dezembro daquele ano. Dos casos 4.013 confirmados até aqui por exame laboratorial (nenhum neste mês), 2.399 (60%) foram concentrados nos meses de março (1.182) e abril (1.217).

A expectativa, .diante das ações preventivas em andamento, com mutirões de limpeza, ações educativas, mobilização do Exército para remover pneus é este quadro de incidência caia ou no mínimo se estabilize. A própria diretora da diretora de assistência da Sesau, Rosimeire Arias Lima,  reconhece que só nos próximos 60 dias, quando deve ocorrer um novo período de chuva, se tenham mais claramente a proporção desta epidemia.

Na opinião do médico infectiologista Rivaldo Venâncio, o quadro é de fato preocupante, exigindo medidas educativas, a eliminação dos focos do mosquito transmissor da doença,  além das medidas previstas nos protocolos médicos internacionais.

Entretanto, antes de se decretar de forma definitiva o quadro de epidemia é necessário fazer um estudo sobre a incidência, mês a mês, considerando uma série estatística históricga dos últimos quatro anos pelo menos. Normalmente de novembro para dezembro, há um salto nas notificações, se acentuando no início do ano seguinte.

Nos siga no Google Notícias