ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Mesmo sem funcionamento de "Big Brother", Guarda autua 400 pessoas

Flávia Lima | 28/05/2015 14:14
Maioria das ocorrências registradas pela Guarda Municipal é relacionada a tráfico e furtos. (Foto:Divulgação)
Maioria das ocorrências registradas pela Guarda Municipal é relacionada a tráfico e furtos. (Foto:Divulgação)

De janeiro até maio deste ano a Guarda Municipal de Campo Grande computa 465 autuações. A maioria das ocorrências são relacionadas ao tráfico de drogas e furto. Nesse sentido foram feitos 35 flagrantes e 42 de furtos, somente neste período.

Na sequência vem as ocorrências por porte ilegal de armas e desobediência, onde mais 27 pessoas foram detidas nesse período. Outro crime recorrente e que vem sendo combatido, inclusive já registrado pelo Campo Grande News, são as pichações em patrimônios públicos e privados.

Através de denúncias de moradores e rondas, os agentes conseguiram capturar 22 pessoas praticando este tipo de vandalismo em diversos pontos da cidade. 

O número de ocorrências na região central também vem caindo, segundo dados do Conselho Comunitário de Segurança da Região Central. De acordo com o presidente da entidade, Adelaido Luiz Spinosa, com o apoio da Guarda Municipal os moradores já sentiram uma queda de 40% nos índices de criminalidade. 

De janeiro a maio foram 137 autuações, a maior parte pelos crimes de lesão corporal, ameaça, furto, atos obscenos e perturbação do sossego.

“Na região da antiga rodoviária, Orla Morena e 14 de Julho sentimos uma redução drástica no número de crimes cometidos naqueles locais", destaca.

“Segurança é um dos principais itens que conferem qualidade de vida ao cidadão. É neste sentido, de promover a proteção dos moradores da Capital, que estamos trabalhando. Nossos servidores têm sido capacitados com frequência e temos hoje profissionais extremamente habilitados para desempenhar as funções que lhes são determinadas”, afirma o secretário municipal de Segurança Pública, Valério Azambuja.

Ele lembra que os índices de criminalidade devem cair ainda mais a partir do funcionamento do projeto de videomonitoramento, que está em fase de testes. Ao todo são 22 câmeras, espalhadas nas ruas Rui Barbosa, 26 de Agosto, Afonso Pena, Dom Aquino e Maracaju, Mercado Municipal e Praça Ary Coelho que irão auxiliar a polícia na identificação de criminosos.

O sistema custou R$ 860 mil e o recurso veio do Ministério da Justiça, com contrapartida de R$ 150 mil do município.

Nos siga no Google Notícias