ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Mesmo sem prever quem paga por exame, lei é vitória para portadores de Down

Paula Maciulevicius | 28/07/2011 20:05

Sociedade Juliano Varela garante que lei é o primeiro passo de muitos outros

Mesmo sem prever quem paga pela realização do exame eletrocardiograma em crianças recém-nascidas portadores de Síndrome de Down, a lei sancionada hoje, é considerada como vitória para a Sociedade Juliano Varela, em Campo Grande.

Aprovada em maio pela Assembleia, a lei entra em vigor sem os trechos que determinam a a gratuidade do exame. Os três parágrafos que explicitavam como o exame deveria ser bancado foram vetados pelo governador André Puccinelli (PMDB).

Um parágrafo previa que a realização do ecocardiograma deveria ocorrer nos estabelecimentos públicos e privados credenciados ao Sistema Único de Saúde.

O outro determinava que as despesas teriam de fazer parte do orçamento do Estado e o último item estabelecia um novo aporte financeiro para isso, além da cota já existente do SUS.

A lei traz apenas a previsão de realização do exame, sem obrigar o Poder Público a custear e mesmo assim foi encarada como positiva. A presidente da Sociedade Juliano Varela, Malu Fernandes, foi categórica em dizer, é um pequeno passo, mas rumo a um grande avanço.

“Tudo o que vem para somar é um passo. Cada mínima conquista é festejada por mim. Até tempo atrás não existia nem a lembrança por parte do poder público quanto a importância do exame”, ressalta.

A partir da lei, a Sociedade está consciente de que pode não ter atendido 100% mas já pode ser usada para garantir o acesso mais rápido ao exame.

“Na realidade o SUS já paga esse exame, o que acontece é a demora que se tem hoje. Mas se eu tiver com essa lei em mãos é um mecanismo de chegar mais rápido. O que interessa é o reconhecimento”, afirmou Malu.

O objetivo da proposta de lei, do deputado Zé Teixeira (DEM) foi de beneficiar as crianças com a síndrome que nascem com alguma complicação no coração e ficam impossibilitadas de receber o estímulo precoce para desenvolver a fala e a coordenação motora. Com o ecocargiograma exame não invasivo, é possível avaliar as condições cardiovasculares e encaminhar a criança ao tratamento adequado.

Nos siga no Google Notícias