ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Ministério Público quer que prefeitura feche 20 mil poços em Campo Grande

Josemil Arruda | 26/05/2014 16:30
Promotora diz que não pode ter poço quando há rede pública de abastecimento de água (Foto: arquivo)
Promotora diz que não pode ter poço quando há rede pública de abastecimento de água (Foto: arquivo)

O Ministério Público Estadual quer que a Prefeitura de Campo Grande lacre poços que existem em cerca de 20 mil imóveis da cidade. A recomendação foi feita 42ª Promotoria de Justiça de Campo Grande, que tem como titular Andreia Cristina Peres da Silva.

A promotora faz recomendação de que as secretarias municipais de Saúde (Sesau) e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico (Semadur) promova o “tampamento” definitivo e compulsório de todos os poços alternativos de captação de água em todos os imóveis que sejam servidos pela rede pública de abastecimento.

Segundo ela, a quantidade estimada de imóveis residenciais e comerciais com poço é de 20 mil , incluindo escolas, hotéis, restaurantes, padarias, clínicas e hospitais.

A recomendação é baseada do Decreto Municipal 12.071, de 27 de dezembro de 2012, que regulamenta o serviço de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto em Campo Grande. O art. 9º dessa normal legal estabelece: “Não será permitida a utilização de poços e outras fontes alternativas para o abastecimento em locais alcançados pela rede pública de abastecimento de água...”

No ano passado, o Ministério Público ingressou na Justiça com ações para que os hoteis de Campo Grande fossem obrigados a fechar os poços que utilizam na cidade. Numa das ações, o juiz de primeira instância negou o pedido contra um estabelecimento hoteleiro.

 

Nos siga no Google Notícias