ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Missa do Galo é celebrada em latim na Paróquia São Sebastião

Carlos Martins | 24/12/2010 17:18

A missa é rezada no Rito Tridentino que começou a vigorar no século XVI

Padre se prepara para a missa, a mais tradicionalista de Campo Grande. (Foto Fernando Dias)
Padre se prepara para a missa, a mais tradicionalista de Campo Grande. (Foto Fernando Dias)

Há quatro anos uma tradição secular da Igreja Católica Romana é seguida em Campo Grande: todos os domingos, às 17h, a missa é rezada em latim na Paróquia São Sebastião, no bairro Monte Carlo.

Também é a única a preservar o horário tradicional da missa do Galo, a meia-noite desta sexta-feira, véspera de Natal, celebrada pelo padre Marcelo Tenório, 45 anos, na língua oficial da igreja.

Segundo o padre, atualmente algumas missas são rezadas em latim, mas no rito novo. Já as missas da paróquia são rezadas no Rito Tridentino, ou no rito de São Pio V. Este rito começou a vigorar a partir do Concílio de Trento (realizado de 1545 a 1563 – que unificou a prática litúrgica na Igreja Ocidental) e que foi presidido pelo papa Pio V.

“Este rito vigorou de 1500 a 1962 quando ocorreu a reforma litúrgica. Mas nos continuamos seguindo o Rito Tridentino porque em 2007 o papa Bento XVI assinou um documento, o Summorum Pontificum, pedindo para que os padres voltassem a rezar a missa de acordo com o rito seguido pela igreja desde o século XVI”, explicou.

Padre faz últimos preparativos para a missa.
Padre faz últimos preparativos para a missa.

O padre Marcelo Tenório defende a tradição do uso do latim na missa: “é um patrimônio da humanidade. Sendo o latim uma língua morta, ela não evolui, não muda. Aí é que está a riqueza. Os textos ficam preservados e isso dá segurança nos assuntos da fé e da teologia. Os fiéis gostam de participar, se sentem confortados, pois eles bebem da tradição da igreja”, observou.

O padre explicou, também, que os fiéis contam com o auxilio de um livreto, escrito em português, para poder acompanhar a missa celebrada em latim. Já as leituras da Bíblia são feitas em português. “Talvez a paróquia seja a única no Centro-Oeste a celebrar no rito antigo. Vem gente de toda a parte acompanhar”, afirmou o padre, que é natural de Recife (PE) e concluiu parte dos estudos em um seminário em Campo Grande.

A Paróquia São Sebastião está localizada na Rua Minas Gerais, 549, Bairro Monte Carlo, na saída para Cuiabá, próximo a Brasil Telecom.

Nos siga no Google Notícias