ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Mobilização cobra que Bernal torne oficial preservação de ciclovia

Aline dos Santos e Mariana Lopes | 13/06/2013 10:29
Segundo Romero, prefeito tem três caminhos para salvar ciclovia.(Foto: Cleber Gellio)
Segundo Romero, prefeito tem três caminhos para salvar ciclovia.(Foto: Cleber Gellio)

Uma mobilização na manhã desta quinta-feira cobra que o prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), registre que a ciclovia de 7,6 quilômetros na avenida Afonso Pena não será retirada com o tombamento do canteiro central.

O grupo de 50 ciclistas foi liderado pelo vereador Eduardo Romero (PTdoB). “Uma coisa é falar, outra oficializar isso. A diferença é muito grande”, afirma o parlamentar. Para ele, não basta apenas que o prefeito fale que a ciclovia será mantida.

Segundo Romero, Bernal pode instituir a preservação da ciclovia no decreto, fazer um plebiscito ou emenda no decreto. “Hoje, são 150 mil ciclistas em Campo Grande, entre trabalhadores e esportistas. A cidade tem 86 km de ciclovia, mas o ideal seria 200 km”, afirma o vereador.

Ele reconhece que o trajeto tem falhas técnicas, mas afirma que não há irregularidade na ciclovia. Romero também refuta a informação de que o local tem baixa procura. “As pessoas vem à noite, no fim de semana”, diz. A obra custou R$ 147 mil e foi inaugurada em dezembro do ano passado.

Gestora de utilidade de trânsito do Detran/MS, Elijane Coelho relata que vê uma mudança de mentalidade. “Já foi a época que só andava de bicicleta quem não tinha dinheiro para o carro”, afirma.

De acordo com ela, o Detran tem um projeto para incentivar o uso da bicicleta. O departamento vai bancar a construção de uma ciclovia entre a avenida Presidente Vargas e o Detran, na saída para Rochedo. A proposta foi apresentada no fim de maio à Prefeitura.

Nos siga no Google Notícias