ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Mobilização pelas redes sociais atrai mais de 200 em pedalada

Eduardo Penedo e Alan Diogénes | 22/09/2014 20:38
Pelo menos 200 ciclistas participam de pedala em comemoração ao Dia Mundial Sem Carro. ( foto: Marcelo Victor)
Pelo menos 200 ciclistas participam de pedala em comemoração ao Dia Mundial Sem Carro. ( foto: Marcelo Victor)

Uma mobilização feita pelas redes sociais para comemorar o Dia Mundial Sem Carro em Campo Grande atraiu pelo menos 200 ciclista para a pedalada que percorreu o centro de Campo Grande. A concentração aconteceu na Praça do Rádio Clube, na Avenida Afonso Pena.

Segundo o organizador do evento Juliano Almeida , 40 anos, objetivo da campanha é estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas que dirigem todos os dias, que revejam a dependência que criaram em relação ao carro ou a moto. A ideia é que essas pessoas experimentem, pelo menos nesse dia, formas alternativas de mobilidade, descobrindo que é possível se locomover pela cidade sem usar o automóvel e que há vida além do para-brisa. “Eu sempre gostei de pedalar, mas nunca participei de nenhum grupo de ciclismo. Ai tive a ideia de reunir todos os grupos. A divulgação do evento foi tudo pelo Facebook . Aqui tem pessoas que gostam de pedalar. Tem pessoas de todas as profissionais.São pessoas normais que gostam de andar de bicicleta”, comenta.

Ele explicou que o percurso da pedalada será as ruas 14 de junho, 13 de maio, Marechal Rondon e Avenida Afonso Pena até o Shopping Campo Grande e agentes da Agetran (Agência de Trânsito de Campo Grande). “Essa pedalada foi o primeiro teste. Temos que ter o feed back para sabermos se vamos tornar esse evento anual. Vamos analisar os prós e contras ai temos que comunicar a prefeitura e governo do Estado para tornamos anual essa pedalada em comemoração ao Dia Mundial Sem Carro.

Por não gostar de dirigir a funcionária pública Jessika Machado, 32 anos, optou por ir trabalhar de bicicleta e diz que só viu vantagem em apostar nessa opção. “Eu sempre gostei de andar de bicicleta. Ai percebi que entrou na moda pedalar, mas eu penso mesmo nos benefício que me traz. Desde quando comecei a pedalar aumentou muito a minha alta estima”, explica.

Já no caso do casal Alex Junqueira, 41 anos, e Ivanir Soares, 43 anos, o ciclismo os uniu no sagrado matrimonio. O mecânico Alex disse que conheceu a sua esposa Ivanir num evento ciclístico e desde então nunca mais parou de pedalar e até incentivou sua esposa a andar de bicicleta com ele.

Alex contou que tinha problemas de insônia e com o ciclismo fez com que ele melhorasse e tivesse qualidade de vida. “Eu tinha problemas de insônia e quando comecei a pedalar consegui dormir melhor e tenho até mais disposição para desenvolver minhas atividades cotidianas”, explica.

Já Ivanir Soares diz que conheceu o marido em um evento ciclístico e pedalar com Alex fez com que o casal se aproximasse mais ainda. “Nos sempre pedalamos nos domingos e isso serviu para nos unir. Ficamos mais juntos e isso melhorou nosso relacionamento”, comenta.

O empresário Lúcio Alves, 36 anos, levou até o seu filho de três anos na pedalada Dia Mundial Sem Carro para incentivar a prática desportiva. O menino de três anos foi todo paramentado com direito a capacete e proteções. “Eu trouxe meu filho para pedalar comigo quero incentivá-lo na pratica esportiva. Eu pedalo desde os 17 anos. Inclusive já participei de várias competições”, argumenta.

O empresário orienta ainda que as pessoas devem praticar esporte e andar de bicicleta é uma boa opção. “Essa geração que só come fast food deve praticar esporte e sair dessa rotina, pois só traz benefícios para a saúde”, comenta.

O Dia Mundial sem Carro foi criado na França em 1997, pela ONG Mobility Week. O objetivo é chamar a atenção das pessoas para a poluição do ar e o trânsito cada vez mais complicado nas cidades. A mobilização foi realizada no Brasil, pela primeira vez, em 2001.

Nos siga no Google Notícias