ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Módulo de Saúde será ativado nesta quarta e vai beneficiar 4,2 mil internos

Flávia Lima | 16/06/2015 12:55
Módulo vai atender 4,2 mil custodiados do sistema penitenciário da Capital. (Foto:Divulgação)
Módulo vai atender 4,2 mil custodiados do sistema penitenciário da Capital. (Foto:Divulgação)

Destinado a atendimentos médicos e odontológicos de média complexidade, o Módulo de Saúde do Complexo Penitenciário de Campo Grande será ativado nesta quarta-feira (17), pelo secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Silvio Maluf e pelo diretor-presidente da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), Ailton Stropa Garcia.

A ativação do módulo é uma parceria com a secretaria de Saúde do município, que vai fornecer profissionais para atuarem no local. A unidade vai beneficiar mais de 4,2 mil custodiados do Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho, Instituto Penal de Campo Grande, Centro de Triagem e Presídio de Trânsito.

O prédio, construído com recursos federais e estaduais, foi inaugurado no final do ano passado, mas precisou de adequações estruturais e de funcionamento. A unidade possui consultórios médicos, odontológicos, de psicologia, farmácia, salas de coleta de sangue, assistência psicossocial, higienização, apoio administrativo e copa.

Com a operacionalização do módulo, o tempo de espera dos internos por atendimento será reduzido e como não haverá necessidade de locomoção até um posto de saúde ou hospital, será possível economizar também com despesas de combustível e nas escoltas policiais.

Os atendimentos no local serão efetuados por meio da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional, com equipes híbridas formadas por profissionais da Agepen, SES e Secretaria Municipal de Saúde.

Com a ativação oficial, o módulo será operacionalizado de forma gradativa. “Nossa preocupação é colocar a estrutura em funcionamento, no entanto, diante da dificuldade de encontrarmos profissionais para trabalhar no local, as especialidades serão disponibilizadas conforme as possibilidades”, explica Aílton Stropa.

O Módulo de Saúde do Complexo Penitenciário de Campo Grande está localizado na rua Urupês, no Jardim Noroeste.

Nos siga no Google Notícias