ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Moradores cobram presença de agentes de saúde em bairros

Mariana Lopes | 25/01/2013 14:09
Na casa do aposentado Valdeci, no bairro Arnaldo Figueiredo, a última visita registrada foi em outubro do ano passado (Fotos: Luciano Muta)
Na casa do aposentado Valdeci, no bairro Arnaldo Figueiredo, a última visita registrada foi em outubro do ano passado (Fotos: Luciano Muta)

Com a declaração das autoridades de que Campo Grande vive uma epidemia da dengue e com o decreto de situação de emergência, nos bairros da Capital a preocupação com a proliferação do mosquito transmissor da doença é unânime, e a cobrança pela visita dos agentes de saúde também.

A equipe do Campo Grande News percorreu alguns bairros da cidade para ver como está a frequência de visitas dos agentes de saúde nas casas. Dependendo da região, a presença dos agentes é bem esporádica, enquanto em outros locais, as visitas são praticamente mensais.

Na casa do aposentado Valdeci Alves Couto, 41 anos, na rua dos Farmacêuticos, no bairro Arnaldo Figueiredo, a última visita de um agente de saúde registrada no controle de frequência foi no dia 15 de outubro de 2012.

Embora o quintal dele esteja bem limpo e aparentemente sem qualquer indício de foco da dengue, a preocupação do aposentado é em relação às casas vizinhas. “No final da tarde fica cheio de mosquito aqui na região, e, querendo ou não, os agentes ajudam a orientar a população e a eliminar os focos”, pontua.

A situação é a mesma no bairro Dalva de Oliveira II. Na casa da auxiliar de caixa Débora Rodrigues, 17 anos, o último registro de visita é de novembro do ano passado. Ela mora na rua da Sanfona e afirma que na região os agentes de saúde passam apenas uma vez ao ano.

Para dona Maria, a visita dos agentes de saúde é importante para ajudar a encontrar focos e controlar a prolifereção do mosquito  (Foto: Luciano Muta)
Para dona Maria, a visita dos agentes de saúde é importante para ajudar a encontrar focos e controlar a prolifereção do mosquito (Foto: Luciano Muta)

“Em 2011 minha mãe pegou dengue, fico preocupada porque estamos vivendo uma epidemia e não há uma fiscalização e orientação maior sobre os cuidados que as pessoas precisam ter”, alerta.

No bairro Tiradentes, um dos bairros apontados como críticos pela Prefeitura, a visita dos agentes de saúde parece estar em dia. Pelo menos a dona de casa Neuza Maria de Araújo, 54 anos, moradora na rua Romeu Alves Camargo, não tem do que reclamar, já que o último registro do agente foi feito na semana passada.

A frequência dos agentes de saúde no bairro Jardim Porto Belo também não deixa a desejar e os moradores garantem que estão satisfeitos com a atuação dos profissionais.

Na casa da serviços gerais Maria Aparecida Ribeiro Shabalin, 60 anos, que mora na rua Britônia, um agente passou no último dia 5 de janeiro. “Eu sempre cuido do meu quintal, mas tem gente que não tem juízo, e os agentes fiscalizam isso”, comenta.

A última visita marcada na casa de dona Maria foi no dia 5 de janeiro (Foto: Luciano Muta)
A última visita marcada na casa de dona Maria foi no dia 5 de janeiro (Foto: Luciano Muta)

Apesar da bagunça espalhada pelo quintal, a dona de casa Maria de Souza, 65 anos, afirma com todas as letras que lá não há foco do mosquito da dengue. “A gente cuida para a água não ficar parada, também temos medo de pegar a doença”, diz.

Ela mora na rua Paraí, também no Jardim Porto Belo, onde a agente de saúde passou na primeira semana de janeiro. “Estão fazendo um trabalho bom, conscientizam as pessoas, colocam veneno onde precisa, não tenho o que reclamar”, afirma a dona de casa.

A Prefeitura de Campo Grande decretou na semana passada situação de emergência por causa da epidemia da dengue. A cada mil moradores da Capital, 12 estão com a doença, considerando o índice de 1.211,3 casos da doença para cada 100 mil habitantes.

Nos siga no Google Notícias