ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Moradores comemoram nova praça e protestam contra cocô no gramado

Paula Vitorino | 12/06/2011 13:40

Faixas ensinaram como donos devem levar cachorros para passear

Crianças brincam em nova praça. (Foto: Simão Nogueira)
Crianças brincam em nova praça. (Foto: Simão Nogueira)

A inauguração oficial da Praça República da Armênia, no bairro Giocondo Orsi, foi comemorada pelos moradores nesta manhã. Há ao menos cinco anos os vizinhos lutavam para que o espaço, antes tomado pelo mato e depósito de lixo, se tornasse uma área de lazer para as famílias.

“Esse terreno já foi usado como aterro de lixo, tinha muito mato alto e servia até de esconderijo para ladrão. Várias casas aqui em volta foram assaltadas”, lembra a moradora Elza Abadia Ramos, de 62 anos.

Já a vizinha Cristina Ramos, de 35 anos, resume em poucas palavras as melhorias da nova praça. “Muda o astral da vizinhança. Muda a paisagem da frente da sua casa”.

Já neste domingo, a Praça serviu como espaço para as crianças do Ceinf ao lado soltarem pipas, pais levarem os filhos para passear e moradores praticarem caminhadas e andarem de bicicleta.

Os empresários Eulisses da Silva, de 63 anos e Alberto Jorge dos Santos, de 50 anos, afirmam que o espaço será o novo local para as caminhadas diárias, que antes eram feitas em outros parques.

“Ficou um espaço muito bom, pistas largas”, diz Alberto.

Mel passeia por gramado, mas dono garante que cachorra não faz cocô fora de casa.
Mel passeia por gramado, mas dono garante que cachorra não faz cocô fora de casa.
Moradores protestaram contra cocô deixado na Praça. (Foto: Cristina Ramos)
Moradores protestaram contra cocô deixado na Praça. (Foto: Cristina Ramos)

Protesto Mas com o novo espaço de lazer, a luta agora dos moradores é pela conservação do verde. Durante a solenidade de inauguração, os vizinhos organizaram um protesto pela Praça contra as pessoas que levam os cachorros para passear e não recolhem o cocô do animal.

As placas ensinavam: “quando for passear com seu cão, leve saquinho e pá na mão”.

A pequena vizinha Lays Ribeiro, de 7 anos, conta que já achou um indesejado cocô enquanto brincava na Praça.

“Fica feio, suja o gramado. A mulher tava passeando com o cachorro e não catou o cocô dele”, alerta.

A avó da garota, Elza, diz que por várias vezes repreendeu moradores que deixavam os cães sujar o gramado.

“Fui conversar com uma vizinha hoje, mas ela achou ruim, quase brigou. Eles falam que na grama não tem problema fazer cocô, mas é justamente aí que as crianças brincam e correm o risco de pegar até uma doença”, ressalta.

O advogado Edgar Cavalcante, de 66 anos, sempre leva sua cadela Mel para passear pela Praça e também aproveita para fazer sua caminhada diária. Ele não tem o costume de levar um saquinho para recolher as fezes do cão, mas garante que não precisa porque “a Mel não faz cocô fora de casa”.

Edgar também diz reprovar a atitude das pessoas que sujam o local. “Não acho certo, tá errado. Mas eu não preciso trazer saquinho porque a Mel não faz fora de casa”, diz.

Nos siga no Google Notícias