ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Moradores da Nha-Nhá comemoram presença da PM para combater violência

Fabiano Arruda | 17/08/2011 13:19

Cerca de 300 policiais participaram de operação no bairro na manhã desta quarta-feira

População observa atuação de policiais da Cigcoe. (Foto: João Garrigó)
População observa atuação de policiais da Cigcoe. (Foto: João Garrigó)

Moradores e comerciantes do bairro Vila Nhá-Nhá mostraram satisfação com a presença da Polícia Militar nesta quarta-feira e afirmaram que o policiamento no bairro traz segurança e sentimento de proteção numa região marcada historicamente pela criminalidade em Campo Grande.

A partir de hoje, a PM instala uma unidade móvel na Rua Sol Nascente. O tempo mínimo de permanência será dois meses, mas deve ser estendido.

A reportagem do Campo Grande News percorreu ruas da região nesta manhã após o encerramento da operação. Poucas pessoas se dispõem a falar, alegando medo de serem identificados e sofrerem represália. “Aqui a gente sabe como é. Não quero falar”, desconversa uma moradora.

O comerciante Orlando Belarmino, de 48 anos, morador há 22 anos na Nhá-Nhá, diz que “o problema é à noite”, mas ressalta a iniciativa como “o primeiro passo” para dar segurança à população.

Armando Boaventura, de 48 anos, destacou a instalação da base justamente numa quadra em que é "acostumado" a ver o comércio de drogas. “Já vi muita briga, confusão. A chegada da PM vai ajudar”, comenta.

Já Hilton Américo, de 24 anos, que mora desde criança no bairro, afirma que nunca viu operação parecida na região. No entanto, acredita que a “organização dos criminosos” vai fazer a atuação dos grupos migrarem para outros bairros vizinhos.

“A situação melhora muito. É uma reivindicação antiga. Acredito também que a chegada do Shopping Norte Sul apressou esta ação”, opina.

Para Rute Pena Bento, de 32 anos, é fundamental que a permanência dos policiais militares não seja passageira, mas permanece por tempo indeterminado. Ela tem um restaurante no bairro e conta que até suas cadeiras chegaram a ser roubadas.

Comerciante ressalta presença da PM no bairro para inibir violência.
Comerciante ressalta presença da PM no bairro para inibir violência.
Unidade móvel permanece por pelo menos dois meses na região.
Unidade móvel permanece por pelo menos dois meses na região.

“O movimento do meu estabelecimento chegou a cair por conta do bairro ter a fama que tem. O povo tem medo. Agora com a Polícia por perto será uma forma de inibir a violência”, pontua ela, que mora há nove anos na Nhá-Nhá.

“Saber que a PM está por perto é excelente”, complementa Paulo Camargo, de 42 anos, há 22 anos na região.

Operação - Quatro pessoas foram presas durante a operação “Pacificação do Pró-Morar”. A incursão, nas ruas estreitas e cheias de curva, foi iniciada às 5 horas e contou com a participação de 300 policiais.

Dos quatro presos, nenhum consta na lista dos 12 mandados de prisão expedido pela 2º Vara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul que seriam cumpridos no bairro.

A ação ainda apreendeu duas armas de fogo, uma arma de brinquedo, drogas e cerca de R$ 500 em cédulas.

Durante a operação, várias residências foram vistoriadas, moradores foram revistados, o que mudou a rotina da população. Vários moradores saíram às ruas para observar o trabalho da Polícia nesta manhã.

Policiais da Ciptran (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito) realizaram uma blitz. Eles apreenderam duas motos e aplicaram 15 multas.

A operação envolveu policiais militares dos três do 1º, 9º e 10º BPM (Batalhão da Polícia Militar), Cigcoe (Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais), PM2 (Inteligência da Polícia Militar) e Gaeco (Grupo de Atuação Especial de repressão ao crime organizado).

Nos siga no Google Notícias