ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Moradores de loteamento temem surgimento de favela na vizinhança

Adriano Fernandes | 11/01/2017 15:21
Aos poucos os ocupantes levantam as estruturas dos barracos na área invadida do Jardim Centro Oeste. (Foto: Marcus Moura)
Aos poucos os ocupantes levantam as estruturas dos barracos na área invadida do Jardim Centro Oeste. (Foto: Marcus Moura)
Ao fundo os condomínios do loteamento Varandas do Campo. (Foto: Adriano Fernandes)
Ao fundo os condomínios do loteamento Varandas do Campo. (Foto: Adriano Fernandes)

Quem mora ao lado da área invadida no Jardim Centro-Oeste, na região Sul de Campo Grande, acompanha aos poucos o aumento das demarcações e a construção das primeiras moradias improvisadas no local.

Entre eles, além do receio quanto aos novos “vizinhos” com a formação do que poder ser a mais nova favela da cidade, é grande também o medo do aumento da violência em um dos loteamentos mais esquecidos da Capital, segundo os próprios moradores.

De acordo com a advogada Ligian Lapas, de 39 anos, a invasão torna ainda mais crítica a situação dos moradores do Loteamento Varandas do Campo, vizinho da área invadida e que desde o início de suas obras, ainda em 2012, é alvo de uma série de transtornos.

“Pagamos mensalmente a mensalidade de condomínios que foram entregues com uma série de problemas estruturais, numa região onde tinha o projeto de creches, escola, mas onde tudo foi abandonado e que agora, ainda esta sendo ocupado por moradores que não aparentam precisar estar ali. É muito critica esta situação”, comenta.

Para Ligyan a sensação é de insegurança. “Ali é uma região em que é grande o número de assaltos, roubos e a gente não sabe qual o tipo de gente que participa a ocupação. Temos medo que essa insegurança aumente”, completa.

Para outra moradora do Condominío Canários, um dos nove do loteamento e a questão sanitária pela região é outro agravante. Por medo de represálias ela prefere não se identificar. 

“O loteamento faz parte do contexto de um bairro que foi planejado, mas em seguida abandonado e que ainda vai ter ao lado, ocupantes de uma área sem nenhum tipo de planejamento sanitário. Entre todos os moradores existe o receio de que aqui ao lado vire uma nova favela”, completa.

Loteamento – O Loteamento Varandas do Campo é dividido em nove condomínios residências que ficam ao lado da área invadida, nesta terça-feira (10). O projeto foi iniciado pela construtora mexicana Homex, ainda em 2012, mas que durante o processo faliu deixando um legado de obras inacabadas e moradores insatisfeitos.

No entanto, o loteamento foi concluído por uma outra construtora acionada pela Caixa Econômica Federal em 2013. A Caixa Econômica Federal não confirma ser a proprietária dos terrenos entre as ruas Franco da Rocha e Catiguá, ao lado do loteamento, ocupada pelos invasores.

A instituição ainda não retornou o contato da reportagem, após novo contato pelo Campo Grande News nesta quarta-feira (11). A Prefeitura de Campo Grande ressaltou que a situação já foi encaminhada para o setor de fiscalização do município e que um fiscal vai ir até o local. Caso o local seja área pública, a Prefeitura de Campo Grande notifica os invasores.

Nos siga no Google Notícias